Ouvidoria   

Ano Novo, golpe velho: Cuidado com o envio de boletos falsos por Whatsapp e e-mail

Nunca clique em links desconhecidos para geração de boleto, pois você pode ser direcionado para uma página falsa com boleto adulterado ou para o aplicativo de um criminoso

10 de janeiro de 2022

Com cada vez mais facilidades nos serviços virtuais, infelizmente, aumentam o número de golpes aplicados pela internet. É fundamental, em cada operação, fazer com calma, sempre redobrando a atenção com truques usados por golpistas para tentar nos prejudicar.

Nos últimos dias, a Unimed VTRP identificou uma nova forma com a qual os estelionatários tentam enganar a população, desta vez pelo Whatsapp.

Ao pesquisar no Google por “boleto unimed”, um cliente foi levado para uma conta de um golpista. Ele pediu todas as informações pessoais, o valor do boleto e gerou uma fatura pedindo pagamento imediato.

Por isso, nós reforçamos o alerta. Se quiser conversar com o nosso SAC 24h pelo Whatsapp, adicione em sua agenda o número 0800 051 11 66. Este é número oficial do nosso SAC 24h.

É fundamental lembrar também que você só deve pagar boletos enviados diretamente pelos canais da Unimed VTRP. Caso não encontre em seu e-mail, utilize o nosso site e nos nossos canais oficiais para pegar a segunda via.

Em caso de dúvida, siga estes cinco conselhos:

  1. Caso precise imprimir uma via de boleto pela internet, evite imprimir em computadores desconhecidos.
  2. Nunca clique em links desconhecidos para geração de boleto, pois você pode ser direcionado para uma página falsa com boleto adulterado ou para o aplicativo de um criminoso.
  3. Em caso de dúvida, acesse sempre o site da Unimed VTRP, o www.unimedvtrp.com.br. É póssível emitira a segunda via do seu boleto na página www.unimedvtrp.com.br/boleto.
  4. A segunda via do boleto pode ser buscada também no aplicativo Unimed VTRP ou pelo Whatsapp da Unimed VTRP o 0800 051 11 66.
  5. Não use sites de busca (Google, Bing) para encontrar o endereço de geração de segunda via de boletos da UNIMED VTRP. Use sempre o site oficial da Cooperativa, o www.unimedvtrp.com.br/boleto.

GOLPE POR E-MAIL

É comum também que os criminosos tentem aplicar golpes enviando e-mails com mensagens falsas de cobrança. No caso do e-mail, a orinetação é nunca abrir nem clicar em anexos de mensagens suspeitas. Elas carregam vírus e outros componentes maliciosos que podem causar danos ao seu computador.

Por isso, fique atento! A Unimed VTRP envia as faturas mensais e demais comunicações referentes ao plano de saúde pelas contas oficiais de e-mail, que levam o “@unimedvtrp.com.br” no endereço. Se alguma mensagem chegar de algum remetente suspeito, desconfie.

Atenção especial a alguns detalhes. A Unimed VTRP envia a você boletos do Banrisul ou do Sicredi. Confira sempre os 7 primeiros dígitos, conforme indicado abaixo, assim como os dados do beneficiário:

Em caso de dúvida sobre alguma cobrança, fale conosco! Entre em contato pelo e-mail sac@unimedvtrp.com.br.

Se você recebeu algumas destas mensagens suspeitas, informe para a Unimed VTRP, e exclua de sua caixa de e-mail. Os golpistas estão cada vez mais audaciosos em seus crimes.

Quando o assunto é pagamento de conta por boleto, é fundamental redobrar a atenção. Fique atento a estes aspectos, tanto nos boletos da Unimed quanto de outras empresas:

  • Os boletos recebidos mensalmente de uma mesma empresa/banco normalmente são padronizados. Compare-os. A marca do banco não se altera de um mês para outro, sem avisos prévios.
  • Sempre confira os dados do boleto – impressos ou os que chegam a sua residência – com os que já foram pagos nos meses anteriores.
  • Durante o processo de pagamento, confira os dados, verifique o valor, nome do beneficiário, marca e código do banco. A numeração do boleto deve ser igual em todo o documento, como mostramos nos exemplos acima.
  • Se receber ligações ou mensagens de e-mail informando sobre a necessidade de substituição de boletos de cobrança já recebidos, desconfie. A Unimed e o banco já têm os seus dados, por isso, nunca passe informações pessoais por telefone ou e-mail. Em caso de dúvida, confira a emissão do boleto com os canais e atendimento.
  • Na dúvida, não efetue o pagamento e entre em contato com a UNIMED VTRP para receber orientações.

Débito em conta no Banrisul, Banco do Brasil e Sicredi

Para não ficar na dependência do boleto, e fugir de golpes por e-mail ou Whatsapp, o débito em conta é a solução mais prática. Com o débito em conta nos bancos Banrisul, Sicredi e Banco do Brasil você não precisa lembrar de buscar o boleto mensalmente, pois o pagamento é realizado direto na conta corrente.

Para optar por esta alternativa, basta ligar para o SAC da Unimed VTRP, no 0800 051 1166 e informar o desejo de realizar os pagamento em débito em conta, ou buscar esta funcionalidade no Aplicativo Unimed VTRP.

DDA

O O DDA é um sistema disponibilizada pelos bancos, desenvolvido para ser uma plataforma em que o cliente possa receber seus boletos para pagamento de forma eletrônica, via internet, caixas eletrônicos, acabando com a necessidade do envio de boletos.

Portanto, o sistema DDA pasé outra alternativa segura para evitar boletos fraudulentos. Verifique essa possibilidade diretamente com o seu banco.