Ouvidoria   

Circuito Unimed reúne mais de duas mil pessoas em Lajeado

Corrida e caminhada ocorreram neste domingo, no Parque dos Dick

17 de fevereiro de 2014

Adultos concentrados antes da largada

Pelo terceiro ano consecutivo o município de Lajeado sediou o Circuito Estadual Unimed. Na etapa regional, promovida pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) neste domingo (06/04), mais de duas mil pessoas circularam pelo Parque Municipal Professor Theobaldo Dick. Destas, 1,1 mil atletas inscritos para corrida e caminhada – adulta e infantil – , num percurso pelas principais ruas da cidade.

O primeiro adulto a cruzar a linha de chegada foi Daniel da Silva, de Santa Cruz do Sul. Correu cinco quilômetros em 15 minutos e três segundos. Entre as mulheres, o melhor tempo foi registrado por Kátia Schneider, de Lajeado, que concluiu a prova em exatos 20 minutos.

“Estamos marcando o Dia Mundial da Saúde, que é comemorado nesta segunda-feira (07/04), de uma maneira saudável: incentivando a comunidade a se exercitar. Estudos comprovam que a prática de atividade física diminui a incidência de hipertensão, diabetes, infarto, obesidade e faz com que as pessoas tenham mais disposição no seu dia a dia”, comentou o vice-presidente da Cooperativa, médico Aldo Pricladnitzki.

Rudi Walter Griesang, 73 anos, prestigiou as três edições do evento em Lajeado e recomenda que as pessoas abandonem o sedentarismo. “É muito bom praticar atividade física. Desde que entrei na hidroginástica e comecei a fazer caminhadas, sou outra pessoa, pois estou muito mais disposto”, relata ele.

Os inscritos na caminhada e nas categorias especiais de corrida – infantil, cadeirantes, colaboradores e médicos da Cooperativa – não pagaram inscrição e entregaram um quilo de alimento não perecível, que será repassado ao Projeto Mesa Brasil, do Sesc. Dados preliminares apontam a arrecadação de mais de meia tonelada de alimentos.

A partir de segunda-feira, fotos do circuito podem ser conferidas no www.flickr.com/unimedvtrp. Já os resultados de todas as categorias, estarão disponíveis no www.unimedvtrp.com.br/circuito. O evento contou com o patrocínio de Fruki Água da Pedra, Sicredi, Uniodonto, EMS Genéricos e Suldoor.

Uma das novidades desta edição foi a corrida para cadeirantes, na pista de caminhada do parque

Cadeirantes

Uma das novidades desta edição foi a categoria corrida para cadeirantes, num percurso de 1,5 quilômetros pela pista de caminhada do parque. Márcio Fernandes Rezende, de Lajeado, ficou em primeiro colocado. “Toda prova dá um prazer muito grande. Mas infelizmente não tenho uma cadeira própria para a corrida, o que exige um investimento muito alto”, comentou o atleta, que há quatro anos e meio joga basquete três vezes por semana.

Outro destaque foi o empresário lajeadense Cid Walmor Bublitz, 83 anos. Ele, que participou da caminhada, recebeu troféu por ser o atleta mais idoso do evento. “Caminho há mais de 40 anos. Acho que fui dos primeiros a fazer caminhadas pela cidade”, analisa Bublitz. Todas as semanas, percorre trechos de dois a três quilômetros.

Quem também chamou atenção foi um grupo de adeptas do kangoo jump. Sem participar da competição, Edimara Zortéa aproveitou para acompanhar o marido, Raniere Costantin – inscrito na corrida. “Eventos como este são muito importantes, porque promovem uma integração muito bacana das pessoas que praticam esportes”, opinou Edimara.

O circuito atraiu 64 grupos de corrida de diversas cidades gaúchas, entre eles o Tribo Grupo de Corrida, de Teutônia. Grávida de seis meses, Elisângela Schneider Wiethölter vestiu a camiseta da equipe e foi para o parque prestigiar os atletas. “Mas estou temporariamente sem correr, já que o esporte não é recomendado para gestantes”, comentou ela, acompanhada do marido, Fernando Wiethölter e da filha Isabelle Wiethölter.

Inscrições para Santa Cruz do Sul

No dia 25 de maio uma edição do circuito será realizada em Santa Cruz do Sul, com concentração no Parque da Oktoberfest. Inscrições podem ser efetuadas, até o dia 18 de maio, no www.unimedvtrp.com.br/circuito ou nos pontos de atendimento da Unimed em Lajeado e Santa Cruz do Sul. Os amigos Jéssica Fachinni e Leo Gaspar, de Arvorezinha, participaram da edição de Lajeado – ela foi a quarta colocada na categoria geral feminino – e já garantiram inscrição para Santa Cruz do Sul. “Somos amadores e estamos correndo em provas pelo Estado”, contaram eles, que em março estiveram em uma rústica em Passo Fundo. “São muito legais esses eventos, pois incentivam um esporte que vem crescendo bastante”, comentou Jéssica.

Resultados das principais categorias
Geral Masculino
Atleta, tempo e cidade
1º Daniel da Silva (15:03), de Santa Cruz do Sul
2º Rudinei Martins de Mello (15:14), de Marau
3º Kleber Anderson Vargas da Silva (16:37), de Lajeado
4º Carlos Eduardo Conceição (17:01), de Roca Sales
5º Thales Vilanova (17:08), de Fazenda Vilanova

Geral Feminino
Atleta, tempo e cidade
1º Kátia Schneider (20 minutos), de Lajeado
2º Franciele Adolfo Terres (20:46), de Lajeado
3º Claudia Jung (21:35), de Arroio do Meio
4º Jéssica Facchini (22:13), de Arvorezinha
5º Ana Carolina Sulzbacher Bilha (22:17), de Estrela

Categoria: Unimed VTRP