Ouvidoria   

Circuito Unimed reúne mais de 2,5 mil pessoas em Lajeado

Evento foi promovido pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo

27 de abril de 2015

Pelo quarto ano consecutivo Lajeado sediou uma etapa regional do Circuito Estadual Unimed, que nesta edição vai percorrer 21 municípios gaúchos. O evento, com provas de corrida e caminhada, levou mais de 2,5 mil pessoas ao Parque Municipal Professor Theobaldo Dick, neste domingo (26/04). A organização local ficou a cargo da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, registrado em 7 de abril.

 

 

Entre os 1,4 mil atletas participantes, o primeiro adulto a cruzar a linha de chegada foi Daniel da Silva, 35 anos, sagrando-se tricampeão desta etapa. O santa-cruzense, do grupo Vita Esportes, havia vencido também em 2014 e 2013. Desta vez, completou os cinco quilômetros em 16 minutos e oito segundos. Entre as mulheres, o melhor tempo foi de Isadora de Albuquerque Rosso, 26 anos, que fez o mesmo percurso em 19 minutos e 39 segundos. Ela correu pela Performance Academia, de Lajeado. 

 

Outro destaque do evento foi o grupo de atletismo da Prefeitura de Fazenda Vilanova, com 54 crianças e adolescentes. A estreante Maria Eduarda Castro e Silva, 9 anos, fez questão de largar na primeira fileira da corrida infantil, que teve 2,5 quilômetros. “Gosto muito de correr. Durante os treinos, tentamos fazer a mesma distância da prova. Corríamos cerca de dez voltas em torno de um campo e quadra de areia”, contou orgulhosa. 

 

 

O circuito reuniu diferentes gerações de uma mesma família. Foi o caso de avó, mãe e neta de Santa Cruz do Sul. Betina Bender, 53 anos, e Paolla Bagatini, 23 anos, participaram da corrida. Iria Bender, 86 anos, aproveitou a carona para Lajeado e seguiu o grupo da caminhada. “Quando podemos, vamos sempre juntas”, disse Betina.

 

 

Exemplos como este deixam os organizadores do circuito muito satisfeitos com os resultados. “Este evento só é um sucesso graças à consciência que a comunidade está criando sobre a importância da atividade física para a saúde e qualidade de vida. Ela é fundamental, indiferente da faixa etária”, comentou o presidente da Unimed VTRP, médico Aldo Pricladnitzki. 

 

O Circuito Estadual Unimed – Etapa Vales do Taquari e Rio Pardo contou com o patrocínio de Água da Pedra, Imec, Unicred, Uniodonto e Sicredi. Além de três categorias de corrida – Adulta, Infantil e Especial, para médicos cooperados e colaboradores da Unimed VTRP – o evento teve caminhada, dividida em Orientada e Superação. Esta última foi destinada a pessoas que superaram problemas relacionados à saúde. 

 

Os resultados de todas as categorias já estão disponíveis no www.unimedvtrp.com.br/circuito. A partir de quarta-feira, dia 29, as fotos do evento poderão ser conferidas no www.flickr.com/unimedvtrp. Também nesta semana devem ser contabilizados os alimentos que parte dos atletas doou como inscrição. O montante será repassado ao projeto Mesa Brasil, do Sesc. 

 

Resultado Geral Masculino
1º lugar: Daniel da Silva, de Santa Cruz do Sul (16 minutos e oito segundos)
2º lugar: Lucas Castro da Rosa, de Lajeado (17 minutos e 32 segundos)
3º lugar: Jorge Luis da Costa, de Santa Cruz do Sul (17 minutos e 42 segundos)

 

 

Resultado Geral Feminino
1º lugar: Isadora de Albuquerque Rosso, de Lajeado (19 minutos e 39 segundos)
2º lugar: Kátia Cristina Schneider, de Lajeado (20 minutos e cinco segundos)
3º lugar: Michele Villa, de Lajeado (20 minutos e 53 segundos)

 

Categoria: Unimed VTRP