Ouvidoria   

Campanha em ônibus lembra Dia Mundial do Diabetes em Santa Cruz do Sul

Profissionais da Unimed VTRP realizará testes durante itinerários

25 de outubro de 2012


Círculo azul simboliza campanha mundial que chega à Santa Cruz.


Nesta quarta-feira (14) é o Dia Mundial do Diabetes. Para lembrar a data e ressaltar a importância de exames periódicos, a empresa de transporte coletivo Stadtbus adesivou um ônibus com esta temática. O veículo deve permanecer com o layout durante 2013 também. Durante a quarta-feira, a empresa promove uma ação, na qual a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) será parceira. Nesta data, profissionais de enfermagem da Unimed VTRP estarão dentro do ônibus, aplicando os testes de glicose e distribuindo folhetos sobre o tema. A ação é realizada no ônibus que faz a linha Rodoviária / Centro, até 19 horas.

O que é? – O Diabetes é uma doença silenciosa, que se não tratada devasta nosso organismo. A cada 8 segundos uma pessoa morre por causa do Diabetes e suas complicações, sendo ela uma das principais causas de morte no mundo.
Sensibilizadas com a necessidade de alertar a população para a importância da prevenção e controle do diabetes, a Unimed VTRP, em conjunto com a Stadtbus Transportes e Medilar Distribuidora de Medicamentos, lança nesta quarta-feira, 14 de novembro, a campanha em apoio ao Dia Mundial da Diabetes, organizada pela Federação Internacional de Diabetes.
A ação conta com um ônibus da Stadtbus especialmente decorado para divulgar a campanha. O veículo conta com o círculo azul que simboliza mundialmente o diabetes e o slogan: “Diabetes: você pode ter e não saber! Uma gota = 1 diagnóstico”. A iniciativa em Santa Cruz vai por estrada contrária ao silêncio da doença e alerta a população.
Para reforçar o alerta, conscientizar e esclarecer, nesta quarta-feira, das 13h às 19h, profissionais de enfermagem da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo realizarão gratuitamente testes de glicemia aos usuários do ônibus da campanha, que circulará na linha Rodoviária / Centro, assim como a distribuição de folhetos de prevenção e cuidados com o diabetes.
Com apenas uma gota de sangue se realiza o teste glicêmico, que é um método simples e eficaz de diagnosticar precocemente o Diabetes. Pacientes com diabetes podem ter uma melhor qualidade de vida com mudanças em sua rotina, incluindo uma alimentação saudável, atividades físicas e seguindo corretamente o tratamento e a orientação médica.

Azul – A campanha está representada por um ícone simples, que pode ser facilmente adaptado e usado em todos os lugares. O ícone clama a união pelo diabetes e simboliza o apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes. Trata-se de um círculo azul. Em várias culturas, a forma simboliza a vida, a mãe terra e a saúde. Nesta campanha, o círculo simboliza a união. A comunidade global de diabetes se juntou para dar apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes. Nossas forças unidas foram a chave para fazer essa campanha tão especial.
O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que simboliza também a união entre os países.


Iniciativa mobiliza passageiros de todas as idades.

Categoria: Unimed VTRP