Ouvidoria   

Morre Sérgio Paulo Bertoglio, ex-presidente da Unimed VTRP, aos 90 anos

Bertoglio foi um dos fundadores e comandou a Cooperativa entre 2003 e 2009

06 de janeiro de 2022

Morreu no início da noite desta quinta-feira, 06/01, o médico Sérgio Paulo Bertoglio, aos 90 anos. Bertoglio foi um dos fundadores da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), em 1971, e presidiu a Cooperativa entre os anos de 2003 e 2009. Foram mais de 52 anos de trabalho médico dedicados à comunidade regional. 

Bertoglio que a área vascular era uma arte, e a obstetrícia um amor. Realizou mais de cinco mil partos, chegando, inclusive, a realiza-los pilchado e de smoking.p 

A morte dele foi de causas naturais. O último registro em vídeo de Sérgio Bertoglio foi na entrevista que ele concedeu para o hotsite especial dos 50 anos da Unimed VTRP, no ano passado. No vídeo, ele lembra de seus primeiros anos na Cooperativa. 

“Logo quando me formei, fiz minha especialização em cirurgia vascular e fui trabalhar no interior, em Anta Gorda. Mesmo enquanto trabalhava lá, sempre era chamado para cirurgias aqui em Lajeado. Vim em definitivo para cá em 1972, e vi a Cooperativa crescer muito rápido. Acompanhei toda essa evolução, nossa e da medicina como um todo”, lembrou. 

A gestão de Bertoglio enquanto presidente da Cooperativa foi marcada por importantes conquistas. Em 2003, em seu primeiro ano como presidente, a Unimed VTRP criou, em Lajeado, o Espaço Vida, com pioneirismo no estado. Hoje conhecido como Espaço Viver Bem Unimed, o serviço ajuda, diariamente, clientes e comunidade a mudarem hábitos e buscarem uma vida com mais qualidade. 

Em 2004, Bertoglio conduziu a compra do serviço de urgência e emergência Anjos de Plantão, hoje SOS Unimed. Em 2006, em seu segundo mandato, a Unimed VTRP incorporou as nove cidades da coirmã Unimed Jacuí, chegando a seus atuais 59 municípios de área de atuação. No mesmo ano, a Cooperativa recebeu o título de Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pela Great Place To Work. Na ocasião, ele resumiu assim o seu olhar sobre o trabalho da Unimed VTRP. 

“O diferencial da nossa cooperativa sempre foram as pessoas. Investimos e acreditamos nelas porque sabemos que cuidar da saúde e promover a qualidade de vida das pessoas exige muita sensibilidade humana. Cada dia é uma nova situação, é uma nova realidade, e somente uma pessoa bem preparada e segura pode passar tranquilidade para um cliente em momentos de ausência de saúde. Por termos essa filosofia de trabalho, acreditamos que poderíamos dividir o nosso aprendizado com outras empresas e, quem sabe até, sermos reconhecidos”. 

Ainda na sua gestão, a Cooperativa recebeu, em 2008, o Troféu Ouro do Programa Qualidade RS, motivo de grande comemoração. Em seu último ano como presidente, em assembleia geral, os médicos da Unimed VTRP decidiram adquirir uma área para construir a sede própria, que seria inaugurada em 2015. 

No fechamento da última entrevista, concedida para o hotsite dos 50 anos da Cooperativa, Bertoglio disse o que esperava para o futuro da Cooperativa. 

“Eu sou um cooperativista. Porque assim podemos fazer muito mais, em união, em grupo. E o que eu desejo para o futuro da Cooperativa é que seja cada vez mais assim, cuidando das pessoas, e com esse olhar para o coletivo”, finalizou. 

 Nascido em Porto Alegre, recebeu o título de Cidadão Lajeadense e também foi delegado regional de Saúde por 12 anos. Junto com a esposa Lia Sartori Bertoglio teve oito filhos: Ângela, Paulo, Fernando, Celso, Fábio ( in Memorian), Gérson, Maria Lúcia e Marcelo, família da qual sempre se orgulhou. Era comum, aos amigos e a quem o ouvia, referir-se à esposa como sendo seu grande suporte na vida e peça fundamental na criação de seus filhos.

A Unimed VTRP, em nome de seus médicos cooperados, gestores e colaboradores, deixa sua homenagem e seu eterno agradecimento ao Dr. Sérgio Bertoglio e um abraço aos familiares de nosso querido fundador e ex-presidente.

Confira a última entrevista de Sérgio Bertoglio no vídeo abaixo. A entrevista é compartilhada com o também ex-presidente Lidio Rauber: