Ouvidoria   

Unimed VTRP é A MELHOR operadora de planos de saúde do BRASIL

Cooperativa Médica com sede na região conquistou a maior média no IDSS 2023, rigorosa avaliação realizada pela ANS

12 de janeiro de 2024

O jeito de cuidar das pessoas, marca registrada da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) há cinco décadas, é mais uma vez é destaque nacional. A Cooperativa Médica com sede na região conquistou a maior a média entre todas as 896 operadoras de planos de saúde do Brasil no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2023.

Avaliação anual rigorosamente conduzida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o IDSS analisa dimensões que classificam desde a qualidade no atendimento até a sustentabilidade financeira de todo os planos do País.

“Uma conquista tão representativa como esta é motivo de orgulho para nossos médicos cooperados, colaboradores, prestadores de saúde, clientes e para a sociedade como um todo. Obter a melhor nota no IDSS entre todos os planos de saúde do Brasil demonstra a excelência do trabalho realizado diariamente pela nossa Cooperativa. Nosso propósito é ‘cuidar uns dos outros’, e reconhecimentos como este nos mostram que estamos na direção certa”, salienta o presidente da Unimed VTRP, médico Nnori Gusson.

Esta é a terceira vez na história que a Unimed VTRP conquista este feito. Em 2012 e em 2018 a Cooperativa também já havia obtido a maior média entre todas as operadoras no IDSS.

O IDSS 2023 marca também a sexta vez consecutiva que a Unimed VTRP conquista a nota máxima no principal índice de avaliação da ANS.

SOBRE O IDSS

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) avalia anualmente todas as operadoras atuantes no mercado de saúde suplementar por meio de 31 indicadores, classificados em quatro dimensões, que englobam todo o escopo da operação de uma operadora de plano de saúde.

Atualmente, o setor de saúde suplementar é responsável pela cobertura de 26,22% da população brasileira. Segundo os dados do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) apurados em outubro de 2023, o setor conta com 50,8 milhões de beneficiários vinculados a planos com assistência médica e 32,1 milhões a planos com assistência exclusivamente odontológica, o que prova sua relevância do ponto de vista econômico, social e sanitário.

Para o cálculo do IDSS são utilizados dados extraídos dos sistemas de informações da ANS e dos sistemas nacionais de informação em saúde, gerando uma nota para cada operadora, que varia de 0 a 1.

NÍVEL DE EXCELÊNCIA NA PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Um dos pontos avaliados pelo IDSS atualmente é a Pesquisa de Satisfação de Beneficiários. Com metodologia definida pela ANS, incluindo questionário de perguntas, número de respondentes e outros critérios técnicos, o documento permite uma comparação objetiva dos resultados entre os planos de saúde brasileiros. 

Neste quesito, a Unimed VTRP também foi destaque. Entre os beneficiários que responderam à avaliação, 90,53% dos clientes classificaram o plano como “Bom ou Muito Bom”, posicionando o indicador na Zona de Excelência. 

Na média, 87,38% dos clientes da Unimed VTRP entrevistados recomendaria o plano para amigos ou familiares. Entre os clientes de planos empresariais, este índice foi de 89,07%, nove em cada dez respondentes, aproximadamente. 

A pesquisa, conduzida pela empresa Zoom, contou com uma amostra total de 1100 entrevistas. A margem de erro de 2,9% com nível de confiança de 95%.

IDSS DA UNIMED VTRP POR DIMENSÃO

1 – IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE | Nota: 1,0 

2 – IDGA – GARANTIA DE ACESSO | Nota: 0,82 

3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO| Nota: 1,0 

4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO | Nota: 0,91 

5 – BÔNUS: Operadora acreditada Nível I | Acréscimo de 0,30 na nota final 

>>> RESULTADO: IDSS 2023 (Ano-base 2022) = 1,0 (nota máxima e maior média do Brasil) 

UNIMED VTRP EM NÚMEROS

>>> + de 780 médicos cooperados 
>>> 59 municípios em sua área de atuação 
>>> 279 serviços credenciados, entre hospitais, clínicas e laboratórios 
>>> + de 244 mil clientes entre beneficiários de planos de saúde e demais produtos e serviços 
>>> 6 anos consecutivos com nota máxima no IDSS 

Fonte: Relatório de Gestão e Sustentabilidade da Unimed VTRP

50 MIL CLIENTES NO BEM+UNIMED

Para garantir o cuidado de excelência que se reflete em um grau tão alto de satisfação, a Unimed VTRP conta com sua ampla e qualificada rede de atendimento e também com a inovação e tecnologia como aliadas. Neste quesito, outro destaque de 2023 para a Cooperativa foi a marca de 50 mil clientes cadastrados no Bem+, a plataforma exclusiva da Unimed VTRP que reúne toda a jornada de saúde dos clientes de forma segura, com acesso ágil e descomplicado. 

Isso significa que cerca de um terço dos clientes de planos de saúde da Unimed VTRP já utiliza a ferramenta para ganhar tempo e resolver quase tudo o que é necessário para cuidar da saúde de forma simples no dia a dia. 

Os clientes da Unimed VTRP podem acessar o Bem+ no computador, pelo endereço bemmaisunimed.com.br ou baixar o app para smartphones Android e iOs no endereço unimedvtrp.com.br/aplicativo.

CARTÃO VIRTUAL NA PALMA DA MÃO

Disponível para acesso em computadores, tablets e aplicativo para celulares, a plataforma gera, em tempo real, o cartão virtual do plano, com token de segurança, que garante atendimento seguro em todos os prestadores de saúde da rede da Unimed VTRP. 

Desde dezembro, o titular do plano pode ainda gerar também uma versão do cartão do plano em PDF, e compartilhar com os demais dependentes para agilizar o atendimento de todos os beneficiários inclusos.