Muito obrigado!

As comunidades dos vales do Taquari e Rio Pardo deram um grande exemplo de solidariedade durante a pandemia. Durante os meses de maio e junho, durante a realização da campanha Atitude na Veia, o número de doações de sangue aumentou em 23% nos hemocentros de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Lajeado (leia aqui a matéria completa), em comparação com os meses anteriores deste ano.

No total, foram 418 doações a mais do que em abril. Como cada doação ajuda até 4 pessoas, a estimativa de impacto da campanha Atitude na Veia é de 1600 pessoas.

A mobilização segue!

Com a menor circulação de pessoas pelas cidades, os hemocentros de Lajeado, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires seguem enfrentando um grande desafio durante a pandemia da Covid-19. Por isso, mesmo com o fim da campanha Atitude na Veia, é importante que, quem puder doar, compareça sempre que possível aos hemocentros.

Para efetuar a doação, é necessário que as pessoas estejam saudáveis, sem Covid-19 e em bom estado de saúde.

 

Afinal, é seguro doar sangue durante a pandemia?

 Sim! Com os cuidados que os hemocentros estão tomando, e com o reforço da máscara da Unimed, todos podem continuar salvando muitas vidas 💪💪💪. Neste site especial você encontrará todas as informações sobre os requisitos e impedimentos para doar sangue.

 

E os grupos de risco?

São considerados grupos de risco para a Covid-19: idosos (acima de 60 anos), diabéticos, hipertensos, pessoas com doenças respiratórias crônicas e pessoas com doenças renais crônicas. Para estes grupos, a orientação é de ficar em casa, para evitar maiores riscos. Principalmente para quem ainda não foi exposto ao vírus. Inclusive, preparamos um guia para que estas pessoas fiquem seguras, em casa.

 

1º passo: Agende a sua doação

 

Esta atitude é fundamental. Para evitar aglomerações, e para que as salas de espera e doação estejam sempre corretamente higienizadas, os hemocentros estão trabalhando com agendamento de uma pessoa por cada horário. É seguro para você, e para os trabalhadores da área da saúde.

 

Além dos cuidados básicos, como usar a máscara de pano ao sair de casa, para doar é preciso estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar gripado ou em quadro alérgico. Além disso, é indispensável levar um documento de identificação com foto. Veja aqui a lista com todos os requisitos para realizar a sua doação.

 

Veja os telefones e endereços dos hemocentros da região, e agende a sua doação!

 

 

Hemovale 

(Lajeado)

 

 

– Agendamentos por telefone ou pelo site

 

– Horário de atendimento:

Segunda à sexta: 7h30 às 16h
Sábado: 7h30 às 11h30

 

– Fone: (51) 3748-0442

ou 3011-0631

 

– Endereço: Av. Benjamin Constant, 881

 

Banco de Sangue Vital

(Venâncio Aires)

 

 

– Agendamentos por telefone fixo ou Whatsapp

 

– Horário de atendimento:

Segunda à sexta: 7h30 às 11h30

 

 

– Telefones: (51) 3741 7349

ou Whatsapp: (51) 998980325

 

– Endereço: R. Jacob Becker, 1380

 

 

Hemovida

(Santa Cruz do Sul)

 

 

– Agendamentos por telefone ou e-mail

 

– Horário de atendimento:

Segunda à sexta: 7h30 às 13 horas

 

 

– Telefone/e-mail: (51) 3056-2103 ou hemovidastacruz@terra.com.br

 

– Endereço: Rua Fernando Abott, 174

 

2° passo: Fique bem informado

 

Esse passo é fundamental, principalmente pelo que estamos vivendo. Por isso, nesta página você sempre terá informações confiáveis sobre doação de sangue e sobre a campanha Atitude na Veia. Leia, compartilhe e ajude 😊

 

A campanha Atitude Na Veia é uma realização da Unimed VTRP e do Instituto Unimed VTRP, e faz parte das iniciativas cadastradas no Dia de Cooperar do Sescoop-RS.

Quer receber gratuitamente dicas de saúde, qualidade de vida e mudança de hábitos?