Câncer de mama: como me prevenir? Saúde do Homem e da Mulher

Diabetes gestacional: como evitar? Filhos e Gestação, Saúde do Homem e da Mulher

Outubro Rosa: foco na saúde da mulher como um... Saúde do Homem e da Mulher

Ser mãe é um presente

07 de maio de 2014

No segundo domingo do mês de maio comemoramos o dia das mães. Nos Estados Unidos, a ideia da criação de uma data para a celebração das mães foi dada pela ativista Anna Jarvis, para homenagear sua mãe que organizou em 1865 os Mother’s Friendship Days (dias de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que ocorreu nos Estados Unidos no período. Mais cedo, em 1858, Jarvis havia fundado os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores.   Mães Blog Unimed VTRP 1   Para as mamães, tão importante quanto o acompanhamento médico pré-natal é a assistência e orientação psicológica. Este é um período mais intenso de vivências emocionais e por si só traz, para o relacionamento familiar, novas atitudes e responsabilidades. Nesta hora é fundamental o compartilhar e o esclarecimento das ansiedades e preocupações que envolvem a decisão de se ter um filho. A partir do momento que a mulher descobre a gravidez, tudo em sua vida será diferente. Segundo a psicóloga Elizabeth Wessel, do Espaço Vida Unimed de Lajedo, as mulheres experimentam uma mudança em termos de valores e de significado da vida. “Percebem os acontecimentos de um jeito diferente, bem como mudam seu comportamento frente a muitos deles. Passam a colocar o filho num lugar muito importante em suas vidas”.  

Mães Blog Unimed VTRP 2

  A Escola de Criação Perestroika preparou um vídeo que contém dúvidas e conselhos de mamães para mamães:   A mudança do papel social também é um fator importante. Durante nove meses o casal grávido terá uma nova identidade. Deixarão de ser apenas filhos para tornarem-se, também, pais. As dúvidas e os temores que aparecem nesse período são muito naturais e esperados, pois toda mudança envolve perdas e ganhos. O aumento da necessidade de dormir toma conta da mulher, como se seu corpo precisasse de mais repouso e menos estímulos para se preparar para todas as mudanças físicas e psíquicas que se iniciam. As instabilidades emocionais, num momento em que está mais sensível, fazem com que muitas vezes as mamães se sintam incompreendidas.  

Mães Blog Unimed VTRP 3

  Vale lembrar que todos estes sentimentos, tantos os positivos quanto os negativos, com relação à gravidez são naturais em certa medida. É uma fase delicada, porém passageira, que pode representar uma oportunidade única de desenvolvimento emocional e fortalecimento de vínculo entre o casal. O apoio de pessoas queridas e de profissionais aptos a prestar orientações à gestante e seu cônjuge ajudam na compreensão e aceitação deste processo. Ser mãe é um presente, para auxiliar a Unimed VTRP possui o Programa Meu Bebê. O objetivo do programa é acompanhar e monitorar a gestante através da linha de cuidado materno infantil e conduta estabelecida pelo médico de referencia. Além das dicas que podem ser encontradas no Hotsite do Programa Meu bebê, deixamos aqui um vídeo sobre um dos momentos mais mágicos que uma mãe pode ter com seu filho.     Se você é mãe, fica aqui nosso parabéns mais do que especial; mas para você que também é filho, faça uma homenagem a quem mais ama. Um abraço e um “Eu te amo” são os melhores presentes que uma mamãe pode receber.  

Categoria: Atividade Física