Ouvidoria

5 receitas de lanches rápidos e fáceis para... Alimentação Saudável, Coronavírus, Filhos e Gestação, Saúde do Homem e da Mulher

Preparamos dicas de séries, músicas e podcast Coronavírus, Saúde Emocional

Cuidados com a pele das crianças no sol e no... Atividade Física, Filhos e Gestação

Quais alimentos podem podem nos deixar mais dispostos no inverno? E quais evitar?

Convidamos a nutricionista Ana Julia Arend, do Espaço Viver Bem Unimed, para nos dar algumas dicas que podem nos ajudar neste inverno

23 de julho de 2021

Cada estação do ano tem suas características e requer cuidados específicos nos cuidados à saúde. Nos meses de frio, o objetivo é priorizar uma dieta equilibrada em vitaminas e minerais, para fortalecer o sistema imunológico e auxiliar na prevenção das doenças sazonais.

As temperaturas baixas podem levar ao consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e açúcares, que podem ser evitados e substituídos através de melhores escolhas alimentares.

Convidamos a nutricionista Ana Julia Arend, do Espaço Viver Bem Unimed, para nos dar algumas dicas que podem nos ajudar neste inverno:

1) Opte por sopas e refogados

São ótimas opções para os dias frios, ajudando a manter o corpo aquecido. Opte por sopas que não sejam cremosas (com muito queijo, por exemplo) e, também preste atenção ao que se acrescenta na sopa, preferindo os vegetais variados e a carne magra. Evite as sopas prontas, que contêm muitos aditivos químicos.

Dificuldade de comer salada crua no inverno? Uma alternativa é refogar os legumes e verduras e garantir o consumo desses nutrientes no dia! Brócolis, couve-flor, couve, cenoura, agrião e espinafre são algumas opções que podem render ótimos refogados. Lembre-se de adicionar o alho, um aliado para a imunidade.

2) As melhoras frutas

Quanto mais variação nas frutas, melhor! Aproveite as frutas da época e consuma elas em temperatura ambiente. Com o consumo de frutas, além de promover uma maior saciedade, evitamos aqueles exageros nas refeições principais. O indicado é consumi-las diariamente, preferindo aquelas que são boas fontes de vitamina C, como por exemplo a laranja, limão, bergamota, morango.. Uma dica é polvilhar a canela em pó em cima das frutas!

3) Não esqueça da hidratação

Tomar água é importante em todas as estações do ano, inclusive no inverno. Além de garantir uma melhora na sua disposição diária, ela é responsável por regular a temperatura do organismo, favorecer a aparência da pele e tem papel essencial no funcionamento dos rins e outros órgãos. A quantidade diária de água recomendada para o adulto é de 30 a 35ml para cada kg de peso corporal.

Os chás também podem ser incluídos em equilíbrio. Eles contém antioxidantes que podem auxiliar nesta época do ano. Se não tiver restrições, a dica é adicionar uma porção pequena de gengibre, um anti-inflamatório natural. Mas não esqueça de priorizar a água pura!

EXTRA – Receita com saúde e sabor:

Refogado de frango com legumes

Ingredientes:
250 gramas peito de frango
1 unidade cebola
2 dentes de alho
1 colher de sobremesa de açafrão
1 unidade de cenoura
½ xícara de brócolis com os talos
1 xícara chá de caldo de legumes caseiro
Folhas de espinafre
Sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela antiaderente, doure o frango. Junte a cebola, o alho, o açafrão e refogue por 2 minutos. Adicione a cenoura, o brócolis e refogue por mais 2 minutos, mexendo para não grudar. Junte o caldo de legumes fervente e cozinhe até secar. Por último, acrescente as folhas de espinafre apenas para murchar. Pronto! Agora é só saborear.


CLIQUE AQUI e confira nosso E-book de Receitas 🙂