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Para cair na folia sem descuidar da saúde

28 de janeiro de 2016

O carnaval é uma das maiores festas populares. Milhões de pessoas vão para as ruas ou clubes se divertir ao som das bandas e trios elétricos. A preocupação com a diversão é tamanha que alguns cuidados com a saúde e com o corpo são esquecidos. Para que não aconteçam imprevistos e a festa termine mais cedo, vale a pena atentar para alguns itens. As nutricionistas do Espaço Viver Bem de Santa Cruz do Sul afirmam que a alimentação errada, o abuso do álcool e a ausência de sono são a porta de entrada para a queda do sistema imunológico. Além disso, a ingestão de lanches de alto valor calórico, ricos em gorduras, acabam sendo a opção mais rápida, porém a recuperação para o próximo dia de folia se torna ainda mais lenta. Nesta época, os foliões perdem bastante líquido e gastam energia por causa da alta temperatura e da movimentação em bailes e na avenida sambando. “A regra básica é manter o corpo hidratado com água, sucos de frutas ou água de coco, pois além de estarmos ingerindo líquidos, estaremos suprindo a falta de minerais”, comentam as nutricionistas. Quem opta pela festa, é importante consumir nutrientes antioxidantes, pois neste período o cansaço e as noites mal dormidas favorecem a formação dos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento celular, o famoso envelhecimento precoce). As nutricionistas explicam que é de fundamental importância o consumo de frutas, verduras, castanha, entre outros.  

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  Atenção especial ao corpo Além dos cuidados com a alimentação e hidratação, é importante pensar no desgaste físico pelo qual o corpo passa durante esta festa. É justamente nesta época que as pessoas passam longos períodos em pé, seja em blocos de carnavais ou desfilando em escolas de samba, e aproveitam os quatro dias de Carnaval de forma intensa. Pensando nisso, o educador físico Jonas Moreira, do Espaço Viver Bem em Venâncio Aires, alerta para alguns detalhes que precisam ser cuidados antes e durante a folia. “É preciso atentar para a realização de exercícios de alongamento e relaxamento, a fim de evitar distensões e outras complicações musculares mais sérias”, revela. Jonas ainda comenta que, para quem já está acostumado a realizar atividades físicas, o ideal é intensificar o treino e complementar com aulas de flexibilidade e resistência muscular. Já para aqueles que são sedentários, o educador físico indica o início de um programa aeróbico algumas semanas antes, para ganhar fôlego durante a folia.  

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  Os alongamentos antes de sair de casa e depois da festa são fundamentais e ajudam a diminuir as dores musculares. Antes da folia, Jonas comenta que os esforços devem ser concentrados nas costas, coxas e na chamada cadeia posterior, que reúne as pernas, tendões, panturrilhas e pés. “Os alongamentos devem ser persistentes, porém não podem causar dor”, revela o educador físico. Para que a festa aconteça com mais conforto, o ideal é utilizar calçados fechados, como tênis, pois, além de proteger os pés de pisadas, possui um sistema de amortecimento que diminui a sobrecarga nas articulações. “Recomenda-se que sejam evitados calçados como sandálias altas, porque podem gerar torção de tornozelo e joelho, além de sobrecarregar a coluna”, enfatiza. Mais do que a preparação, o corpo precisa estar descansado para aguentar os quatro dias de festa. Para tanto, o educador físico afirma que é preciso manter o sono o mais próximo possível do adequado e manter a rotina diária. Outra dica valiosa para os dias de festa é dormir por cerca de duas horas antes de cair na folia. “O corpo recarrega suas energias”, comenta Jonas.  

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  Recarregando as energias Se você prefere ficar em casa ao invés de participar do carnaval, aproveito o momento para descansar. O estresse e a ansiedade do cotidiano podem ser deixadas de lado para dar situações de lazer e descontração com a família e amigos. Afinal, são quatro dias que você pode ficar de pernas para o ar. Vale acompanhar os desfiles das escolas de samba na televisão. Mas, se não gosta mesmo da folia, aproveite o momento para fazer maratonas de filmes e séries. Escola um ator, diretor ou mesmo um gênero e vá para frente da televisão acompanhado de pipoca ou mesmo de alguma fruta ou refeição saudável. Ainda vale atentar para a saúde física. Se ficar em casa, tire algum tempo para exercícios ao ar livre. Se escolher viajar, faça trilhas ou conheça os pontos turísticos da cidade que escolheu conhecer. A praia ou o campo são ótimas opções para este feriado esticado. As energias vão estar cheias quando voltar para a rotina. Se o ideal para você é acompanhar a festa somente em casa, aproveite a data para desacelerar e descansar, deixe de lado o estresse e a ansiedade do cotidiano e curta a companhia da família. Lembre-se: cuidar da saúde emocional é tão importante quanto atentar para a saúde física. Aproveite e dedique-se a isso.  

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Receitinhas para recuperar e ajudar a dar um pique extra no seu carnaval: Suco de uva + limão + água de coco + linhaça Ingredientes: · 1 xícara chá de uva vermelha ou preta (150ml) · suco fresco de 1 limão (20ml) · ½ copo de água-de-coco (100 ml) · 1 colher de sopa de semente de linhaça previamente hidratada (10g) · 100ml de água gelada Modo de fazer: Bata no liquidificador com um pouco de água e coe Rendimento: 1 copo (300ml) Calorias por porção: 190   Suco de abacaxi + maça verde + gengibre + água de coco + limão + hortelã Ingredientes · 2 fatias de abacaxi (80g) · ½ fatia de maçã verde · 1 colher de chá rasa de gengibre fresco ralado (5g) · ½ copo de água-de-coco (100 ml) · 1 colher de sopa de suco de limão (10ml) · 1 colher de sopa de hortelão fresca Modo de fazer Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe. Rendimento: 1 copo (300ml) Calorias por porção: 135   Salada Desintoxicante Ingredientes 1 maço de rúcula lavado e escorrido (contém vitamina C) 1 cenoura ralada (rica em vitamina A e betacaroteno) 1 beterraba ralada (rica em vitamina do complexo B) 200g de ervilha fresca (rica em vitamina B1 e selênio) 1/2 xícara (chá) de gérmen de trigo Molho 2 colheres (sopa) de azeite 1/3 de xícara (chá) de suco de limão 2 dentes de alho picado Sal a gosto  

Categoria: Atividade Física