Ouvidoria   

Visitantes da Suinofest podem contar com os cuidados da Unimed VTRP

05 de junho de 2013

No ambulatório serão atendidos casos de urgência e emergência
 

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) levará seu ambulatório para a 12ª edição da Suinofest, evento gastronômico e comercial que inicia na próxima sexta-feira (07/06), em Encantado. Este ano, a estrutura da Cooperativa Médica será montada próximo ao quiosque central do Parque João Batista Marchese. No local, uma equipe de profissionais da saúde atenderá os casos de urgência e emergência envolvendo visitantes da feira.

Outra manifestação de cuidado com público do evento será a distribuição de quatro mil tubetes de orégano, no salão gastronômico. “Aproveitando a temática da festa, vamos tratar de alimentação. Queremos incentivar o uso de ervas e temperos para que as pessoas reduzam a ingestão de sal”, assinala o cardiologista Paulo Roberto Jucá, diretor de Marketing da Unimed VTRP. O consumo excessivo de sal é um dos principais causadores da hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta.

A Suinofest é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e). O evento ocorre em dois períodos, de 7 a 9 e de 14 a 16 de junho.

 

   Saiba mais

 

Cardiologista Adriana Werner Balbinot, de Encantado

Hipertensão: uma inimiga silenciosa

A cada três adultos no país, um é hipertenso. São mais de 36 milhões de brasileiros acometidos pela pressão alta, que é responsável – direta ou indiretamente – pela metade das mortes por doenças cardiovasculares. Os números podem até assustar, mas servem de alerta para sua saúde: cultive bons hábitos.

Segundo a cardiologista Adriana Werner Balbinot, cooperada da Unimed VTRP em Encantado, um estilo de vida saudável é fundamental para o controle de fatores que podem provocar uma alta na pressão arterial. “Tenha uma alimentação rica em frutas, verduras e vegetais, evite a ingestão excessiva de sal, combata o sedentarismo e a obesidade, evite o álcool e o cigarro. A prática de exercícios físicos de forma regular, por cerca de 30 minutos diários, contribui para uma melhora no preparo físico e para manter sob controle alguns fatores de risco”, explica a médica.

Na maioria dos casos de hipertensão – ou seja, quando a pressão arterial é igual ou superior a 140 por 90 mmHg – não são observados sintomas. Quando eles ocorrem (dor de cabeça, tonturas, cansaço, enjoos, falta de ar e sangramentos nasais) são comuns a outras patologias. Por isso, a hipertensão arterial é conhecida como uma doença silenciosa. “Isto pode dificultar o diagnóstico ou fazer com que os pacientes esqueçam de usar os medicamentos necessários”, completa a cardiologista.

O diagnóstico é feito pela medida cuidadosa da pressão arterial, mais de uma vez, em ambos os braços. Em caso de diferença, considera-se sempre aquele com o maior valor. As aferições devem ser realizadas por profissionais experientes, com equipamento devidamente calibrado.

O aumento contínuo da pressão arterial faz com que ocorram danos às artérias. Elas tornam-se mais espessas e estreitas, podem começar a ter placas de gordura aderidas a sua superfície, dificultando o fluxo sanguíneo. As artérias vão perdendo sua elasticidade, podendo entupir ou romper.

Essas complicações da hipertensão atingem com mais frequência o coração, cérebro, rins, olhos e artérias periféricas. O resultado pode ser infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, problemas oculares (como diminuição da visão e alterações na retina) ou problemas circulatórios.

Categoria: Unimed VTRP