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Vídeo: Sono bom no presente para um futuro mais saudável

Dificuldade em sair da cama pela manhã, sonolência diurna e necessidade de ingerir estimulantes podem ser sinais de sono em quantidade ou qualidade insuficiente

18 de março de 2021

A Semana do Sono ocorre em todo o território nacional dos dias 15 a 21 de março, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância do sono na nossa saúde. O tema de 2021, “Sono bom para um futuro melhor”, destaca a importância que ele desempenha não apenas na nossa saúde física, mas também na saúde mental.

Dificuldade em sair da cama pela manhã, sonolência diurna e necessidade de ingerir estimulantes, como cafeína, para manter-se acordado são sinais que podem refletir sono em quantidade ou qualidade insuficiente.

O aumento da jornada de trabalho/estudo, o crescimento do desenvolvimento tecnológico e o ritmo da sociedade atual são fatores que fazem a população dormir menos. Reconhecer e respeitar a necessidade de sono está cada vez mais difícil. Além disso, os distúrbios do sono estão cada vez mais prevalentes. Uma a cada três pessoas sofre com apneia do sono e/ou insônia, prejudicando a qualidade do sono.

Quem paga por esse débito de sono é a nossa saúde e qualidade de vida. Algumas consequências de dormir pouco, ou de um sono de má qualidade são facilmente reconhecidas: cansaço, fadiga, sonolência, dificuldade de concentração e alterações no humor.

Além das consequências agudas da privação de sono, a redução crônica do tempo de sono e sua má qualidade repercutem em diversas consequências negativas para a saúde, aumentando risco para doenças cardiometabólicas, como obesidade, hipertensão e diabetes.

Reconhecer a necessidade de sono e respeitar o seu ritmo é imprescindível para o bom funcionamento do organismo. Procure manter uma rotina de sono respeitando a necessidade do seu corpo.

Mantenha hábitos saudáveis, evite exposição a aparelhos eletrônicos próximo ao horário de dormir, evite ingerir bebidas cafeinadas ou bebidas alcoólicas a noite, e tenha horários regulares para dormir e acordar para ter uma noite de sono com melhor qualidade.

Texto: Otorrinolaringologista Bruna Butzke – médica cooperada da Unimed VTRP

Problemas com o sono? Busque ajuda!

Caso você esteja percebendo algum destes problemas, a Unimed VTRP está aqui para ajudar. Você pode marcar uma consulta com o seu médico de referência ou de confiança, e investigar esta situação.

Clientes do Unimed Pleno, por exemplo, podem marcar suas consultas no Espaço AIS, contando com apoio de uma completa focada na sua saúde.

Clientes de todos os planos da Unimed VTRP podem entrar em contato também com o time do Espaço Viver Bem, e iniciar sua jornada de mudança de hábitos participando de mais de uma centena de atividades. E o melhor: as atividades que são conduzidas pro profissionais qualificados e ocorrem de forma on-line e gratuíta 😁

Que tal dar uma espiada nesta agenda? São ➕ de 7️⃣0️⃣ aulas exclusivas para você fazer no conforto de 🏡!*, veja algumas modalidades:

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Ah, e as novidades não param por aí! Temos também uma agenda recheada de atividades especiais e grupos, além de dezenas de vídeos que nos ajudam a tocar a rotina com mais qualidade de vida.

Ela é dividida nos 4️⃣ pilares da campanha Mude1Hábito:

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Para melhorar o seu sono, e a sua qualidade de vida, o importante é dar o primeiro passo e iniciar a sua jornada de mudança de hábitos!