Ouvidoria   

Vídeo: Sono bom no presente para um futuro mais saudável

Dificuldade em sair da cama pela manhã, sonolência diurna e necessidade de ingerir estimulantes podem ser sinais de sono em quantidade ou qualidade insuficiente

18 de março de 2021

A Semana do Sono ocorre em todo o território nacional dos dias 15 a 21 de março, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância do sono na nossa saúde. O tema de 2021, “Sono bom para um futuro melhor”, destaca a importância que ele desempenha não apenas na nossa saúde física, mas também na saúde mental.

Dificuldade em sair da cama pela manhã, sonolência diurna e necessidade de ingerir estimulantes, como cafeína, para manter-se acordado são sinais que podem refletir sono em quantidade ou qualidade insuficiente.

O aumento da jornada de trabalho/estudo, o crescimento do desenvolvimento tecnológico e o ritmo da sociedade atual são fatores que fazem a população dormir menos. Reconhecer e respeitar a necessidade de sono está cada vez mais difícil. Além disso, os distúrbios do sono estão cada vez mais prevalentes. Uma a cada três pessoas sofre com apneia do sono e/ou insônia, prejudicando a qualidade do sono.

Quem paga por esse débito de sono é a nossa saúde e qualidade de vida. Algumas consequências de dormir pouco, ou de um sono de má qualidade são facilmente reconhecidas: cansaço, fadiga, sonolência, dificuldade de concentração e alterações no humor.

Além das consequências agudas da privação de sono, a redução crônica do tempo de sono e sua má qualidade repercutem em diversas consequências negativas para a saúde, aumentando risco para doenças cardiometabólicas, como obesidade, hipertensão e diabetes.

Reconhecer a necessidade de sono e respeitar o seu ritmo é imprescindível para o bom funcionamento do organismo. Procure manter uma rotina de sono respeitando a necessidade do seu corpo.

Mantenha hábitos saudáveis, evite exposição a aparelhos eletrônicos próximo ao horário de dormir, evite ingerir bebidas cafeinadas ou bebidas alcoólicas a noite, e tenha horários regulares para dormir e acordar para ter uma noite de sono com melhor qualidade.

Texto: Otorrinolaringologista Bruna Butzke – médica cooperada da Unimed VTRP

Problemas com o sono? Busque ajuda!

Caso você esteja percebendo algum destes problemas, a Unimed VTRP está aqui para ajudar. Você pode marcar uma consulta com o seu médico de referência e investigar esta situação.

Clientes de todos os planos da Unimed VTRP podem entrar em contato com o time do Espaço Viver Bem, e iniciar sua jornada de mudança de hábitos participando de mais de uma centena de atividades. E o melhor: as atividades que são conduzidas pro profissionais qualificados e ocorrem de forma on-line e gratuita 😁

Que tal dar uma espiada nesta agenda? São ➕ de 7️⃣0️⃣ aulas exclusivas para você fazer no conforto de 🏡!*, veja algumas modalidades:

🏃🏻‍♀️ Funcional
🧘🏻‍♂️ Yoga
🤸🏻‍♂️ Pilates
🏃🏼 Hiit
💃🏿 Dança

✅ Acesse o calendário exclusivo para clientes, e veja todas as opções: https://www.unimedvtrp.com.br/calendario

Ah, e as novidades não param por aí! Temos também uma agenda recheada de atividades especiais e grupos, além de dezenas de vídeos que nos ajudam a tocar a rotina com mais qualidade de vida.

Ela é dividida nos 4️⃣ pilares da campanha Mude1Hábito:

🤸🏼‍♀️ Movimento: oferece aulas de atividades físicas
🍊 Alimentos do Bem: dá dicas práticas de alimentação saudável no dia a dia
🧘🏼‍♂️ Equilíbrio: oferece conteúdos que ajudam a melhorar a saúde emocional
♻️ Mobilize: estimula hábitos sustentáveis para todos

✅ Confira, escolha as suas atividades e mude hábitos com a gente: https://www.unimedvtrp.com.br/agenda.

Para melhorar o seu sono, e a sua qualidade de vida, o importante é dar o primeiro passo e iniciar a sua jornada de mudança de hábitos!