Ouvidoria

Quero Consulta Unimed: Aplicativo facilita...

Campanha Atitude na Veia aumenta em 23% doações...

Lives: entretenimento e qualidade de vida para a...

Unimed VTRP segue orientação da ANS no reajuste de planos de saúde

Percentual considera o aumento dos custos no setor

29 de junho de 2007

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou, em 8 de junho, o índice de reajuste para os planos de saúde familiares regulamentados – aqueles contratados a partir de 1º de janeiro de 1999.

O percentual de correção de até 5,76% é o mais baixo dos últimos seis anos. A Unimed VTRP segue com seriedade as determinações da ANS e age com transparência na divulgação dessas informações à sociedade. O índice deveria ter sido anunciado pelo órgão federal no mês de maio. Por causa do atraso, o reajuste para planos com aniversário em maio e junho será feito de forma retroativa para os referidos meses, distribuído pelo mesmo número de meses em que ele não foi computado. Dessa maneira, quando acontecer cobrança retroativa a dois meses, o montante deve ser dividido em duas parcelas.    

Para os planos familiares anteriores a 1999, o reajuste se dá com base no Índice Geral de Preço de Mercado (IGPM), de acordo com cláusula contratual. A correção nos planos empresariais – novos e antigos – também será feita conforme o que consta no contrato.

A ANS realiza o cálculo do percentual máximo de aumento dos planos individuais de acordo com a média dos índices usados pelas operadoras de saúde para reajustar os planos coletivos.


Daniel Silveira

Categoria: Unimed VTRP