Coronavírus: sintomas suspeitos? Fique em casa e ligue para 0800 940 78 00. Clique aqui e saiba mais.

×

VÍDEO: Startups participantes da 1ª edição do... Unimed VTRP

Unimed VTRP comemora resultados do InnovatiOn e... Unimed VTRP

Conheça o Unimed Fone, o serviço de... Unimed VTRP

Unimed VTRP retoma Programa Adolescer

Iniciativa foi estendida para Venâncio Aires

03 de abril de 2008

A sexualidade na infância e na adolescência também é questão de saúde pública e de educação. Preocupada com esse tema, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) iniciou em 2007 o Programa Adolescer. A iniciativa capacita educadores e trabalhadores da área da saúde para tratar do tema.

O êxito da primeira edição levou a cooperativa médica a dar prosseguimento ao trabalho em 2008. Uma nova turma, com 35 inscritos, foi iniciada em Venâncio Aires no dia 1º de abril. Os grupos precursores, reunidos no ano passado em Lajeado e Santa Cruz do Sul, começaram uma nova etapa do programa no mês de março.

 

O programa busca, através de ações educativas, contribuir para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, tornando-os suficientemente aptos e seguros para elaborar projetos de vida. Com aulas expositivas e interativas sobre a sexualidade humana, explora exemplos práticos de situações enfrentadas por educadores. Divididos em 10 módulos, os encontros estendem-se até 03 de junho, totalizando 25 horas.

Os grupos formados em Lajeado (44 inscritos) e em Santa Cruz do Sul (35 inscritos) já realizaram um novo encontro no mês passado. Dando prosseguimento ao programa, eles irão desenvolver ações efetivas relacionadas à sexualidade, envolvendo crianças, adolescentes e pais. Os projetos elaborados serão aplicados a partir do segundo semestre de 2008.

 

O Programa Adolescer é coordenado pela médica Renata Becker Jucá. Ela é ginecologista, sexóloga, professora da Unisc e mestre em Desenvolvimento Regional na Temática da Sexualidade e Gravidez na Adolescência. A Unimed VTRP pretende implantar o programa na Região do Jacuí no segundo semestre desse ano.

 

35 professores serão beneficiados pelo projeto

Categoria: Unimed VTRP