Escola Guilherme Hildebrand fica em 1º lugar na...

Escola Teoboldo Closs, de Teutônia, fica em 1º... Unimed VTRP

Unimed VTRP realiza doação de 100 mechas de... Unimed VTRP

Unimed VTRP realiza doação de 100 mechas de cabelo para a campanha Fios de Esperança

Responsável pelos projetos de Sustentabilidade da Unimed VTRP, Cleimar dos Santos repassou 100 mechas, 25 lenços, uma peruca e uma aplique às representantes à campanha

18 de outubro de 2019

Anualmente, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) realiza diversas ações em alusão ao Outubro Rosa. Neste ano, a Campanha Fios de Esperança, que tem ajudado centenas de mulheres a enfrentarem com mais coragem tratamentos contra o câncer, foi contemplado com uma importante doação da Cooperativa Médica. O responsável pelos projetos de Sustentabilidade da Unimed VTRP, Cleimar dos Santos, repassou 100 mechas, 25 lenços, uma peruca e uma aplique às representantes à campanha.

Surgida em 2015, a campanha Fios de Esperança é uma ação realizada entre a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz do Sul, o Hospital Ana Nery (HAN) e o Lions Clube Santa Cruz do Sul (Centro). Antes de 2015, o hospital recebia as mechas, mas faltavam recursos para confecção de perucas. Foram criados então um grupo que passou a realizar brechós, uma vez por mês, no HAN, onde todo o valor arrecadado é doado para esta finalidade.

“Mais de 100 perucas já foram confeccionadas com esta iniciativa. O tratamento contra o câncer é um momento difícil para a mulher, pois o cabelo tem uma ligação muitpo forte com feminilidade, e muitas acabam perdendo ness e período. Por isso, temos essa preocupação em oferecer diversos tipos de peruca, com cabelo curto, louro, moreno, cacheado, liso, ou seja, uma diversidade de tamanhos e cores. Agradecemos a comunidade e a Unimed, pois estas atitudes fazem a diferença”, explica a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Michele Henn Waechter, que recebeu as mechas das mãos de Cleimar.

Estavam presentes ainda durante o repasse das mechas Rosenete Karnopp, Marisa Genz, Joana Carvalho e Mara Leviss, do Lions Centro, e Letícia Rauber e Larissa Azambuja Magalhães, ambas do Ana Nery.

CAMPANHA MECHAS UNIDAS

A Unimed VTRP é ponto permanente de coleta de lenços e mechas de cabelo nas regiões dos Vales do Taquari, do Rio Pardo e do Jacuí. É a campanha Mechas Unidas. Por meio desta campanha, a cooperativa recebe as doações, durante todo o ano, nos seus pontos de atendimento.

“Os acessórios podem ser de diversos tamanhos e cores, já as mechas de cabelo devem conter pelo menos 15 centímetros de comprimento, sem restrições quanto a tinturas ou químicas. O cabelo deve estar atado, seco e dentro de um saco plástico”, explica o responsável pelas ações de Sustentabilidade da Unimed VTRP, Cleimar Santos.

Em parceria com a Clínica de Oncologia Unimed, a campanha Mechas Unidas já doou centenas de mechas para projetos da região que confeccionam perucas para pessoas em tratamentos oncológicos.