Ouvidoria   

Unimed VTRP realiza doação de 100 mechas de cabelo para a campanha Fios de Esperança

Responsável pelos projetos de Sustentabilidade da Unimed VTRP, Cleimar dos Santos repassou 100 mechas, 25 lenços, uma peruca e uma aplique às representantes à campanha

18 de outubro de 2019

Anualmente, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) realiza diversas ações em alusão ao Outubro Rosa. Neste ano, a Campanha Fios de Esperança, que tem ajudado centenas de mulheres a enfrentarem com mais coragem tratamentos contra o câncer, foi contemplado com uma importante doação da Cooperativa Médica. O responsável pelos projetos de Sustentabilidade da Unimed VTRP, Cleimar dos Santos, repassou 100 mechas, 25 lenços, uma peruca e uma aplique às representantes à campanha.

Surgida em 2015, a campanha Fios de Esperança é uma ação realizada entre a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz do Sul, o Hospital Ana Nery (HAN) e o Lions Clube Santa Cruz do Sul (Centro). Antes de 2015, o hospital recebia as mechas, mas faltavam recursos para confecção de perucas. Foram criados então um grupo que passou a realizar brechós, uma vez por mês, no HAN, onde todo o valor arrecadado é doado para esta finalidade.

“Mais de 100 perucas já foram confeccionadas com esta iniciativa. O tratamento contra o câncer é um momento difícil para a mulher, pois o cabelo tem uma ligação muitpo forte com feminilidade, e muitas acabam perdendo ness e período. Por isso, temos essa preocupação em oferecer diversos tipos de peruca, com cabelo curto, louro, moreno, cacheado, liso, ou seja, uma diversidade de tamanhos e cores. Agradecemos a comunidade e a Unimed, pois estas atitudes fazem a diferença”, explica a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Michele Henn Waechter, que recebeu as mechas das mãos de Cleimar.

Estavam presentes ainda durante o repasse das mechas Rosenete Karnopp, Marisa Genz, Joana Carvalho e Mara Leviss, do Lions Centro, e Letícia Rauber e Larissa Azambuja Magalhães, ambas do Ana Nery.

CAMPANHA MECHAS UNIDAS

A Unimed VTRP é ponto permanente de coleta de lenços e mechas de cabelo nas regiões dos Vales do Taquari, do Rio Pardo e do Jacuí. É a campanha Mechas Unidas. Por meio desta campanha, a cooperativa recebe as doações, durante todo o ano, nos seus pontos de atendimento.

“Os acessórios podem ser de diversos tamanhos e cores, já as mechas de cabelo devem conter pelo menos 15 centímetros de comprimento, sem restrições quanto a tinturas ou químicas. O cabelo deve estar atado, seco e dentro de um saco plástico”, explica o responsável pelas ações de Sustentabilidade da Unimed VTRP, Cleimar Santos.

Em parceria com a Clínica de Oncologia Unimed, a campanha Mechas Unidas já doou centenas de mechas para projetos da região que confeccionam perucas para pessoas em tratamentos oncológicos.