Ouvidoria   

Unimed VTRP promove seminário sobre sexualidade

Representantes de escolas de Lajeado e Venâncio Aires vão participar do evento

20 de maio de 2011

Nesta sexta-feira (20/05), a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) promove o I Seminário de Sexualidade. Será das 19h às 22h15min, no auditório do prédio 16 da Univates, em Lajeado. Para o evento foram convidadas escolas das redes pública e privada de Lajeado e Venâncio Aires, municípios da região onde a Cooperativa desenvolve o Projeto Adolescer.

A gestora da área de Responsabilidade Socioambiental da Unimed VTRP, Jelci Southier, explica que o objetivo do evento é propiciar aos educadores um momento de reflexão sobre a temática sexualidade humana e suas implicações na saúde e felicidade das pessoas, em especial dos adolescentes. “Além disso, pretendemos identificar as demandas das escolas para aprimoramento do Adolescer”, completa ela.

A programação do seminário prevê explanações sobre o projeto, debates em grupo e a palestra “A diversidade da sexualidade”, com o psicólogo Eduardo Saraiva. Neste evento, a Cooperativa conta com a parceria das secretarias municipais de Educação de Lajeado e Venâncio Aires.

 

Saiba mais sobre o projeto

A Unimed VTRP desenvolve o Adolescer desde 2007 e já contemplou 33 escolas, 53 professores, 64 pais e 83 adolescentes. O projeto capacita educadores da rede pública e particular, profissionais da área da saúde e agentes sociais em temas sobre saúde, qualidade de vida e planejamento familiar, a partir de situações do cotidiano. Além disso, envolve pais e estudantes na discussão dos temas contribuindo para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, tornando-os aptos e seguros para elaborarem seus próprios projetos de vida.

Ele é desenvolvido em três etapas, com orientação de uma equipe técnica formada por duas médicas e uma psicóloga. Primeiro ocorre a capacitação dos educadores; depois, as escolas interessadas elaboram projetos, e, por fim, são capacitados os adolescentes destes educandários. Atualmente o projeto ocorre na Escola Municipal de Ensino Fundamental Campestre, em Lajeado, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Rosa Scherer, em Venâncio Aires, onde estão sendo realizados encontros semanais com estudantes.   

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail responsabilidadesocial@unimedvtrp.com.br

Programação do evento
19h – Abertura
19h15min – Projeto Adolescer e Educação Sexual
20h – Debate em grupos
20h30min – Apresentação da síntese das discussões
21h – Coffee break
21h15min – Palestra “A diversidade da sexualidade”, com o psicólogo Eduardo Saraiva
22h15min – Encerramento

Categoria: Unimed VTRP