Ouvidoria   

Unimed VTRP promove ação com foco na Semana da Amamentação

Encontros ocorrem em Venâncio Aires e Santa Cruz, com orientações de profissionais de enfermagem da Cooperativa

01 de julho de 2015

 

Entre os dias 1º e 07 de agosto, comemora-se a Semana Mundial da Amamentação. Para marcar a data e ressaltar a ligação do ato com a proteção à saúde do bebê, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) realiza uma ação nos municípios de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. O movimento contará com a presença de um profissional de enfermagem do Espaço Vida Unimed, abordando os benefícios da amamentação para a mamãe e a criança. Haverá distribuição de brindes e materiais informativos.

 

Em Venâncio Aires, a ação ocorre no dia 31 de julho, das 8h às 17h, no Hospital São Sebastião Mártir. Já em Santa Cruz do Sul, o ato saudável está marcado para o dia 1º de agosto, das 11h às 15h e das 17h às 20h, no Shopping Max Center. Com orientações gratuitas, mulheres e futuras mamães poderão tirar dúvidas sobre aleitamento materno e cuidados com o bebê.

 

Christiane Riccardi de Farias Weigel, de Santa Cruz do Sul, sabe muito bem a importância do leite materno para o crescimento saudável. Mãe da pequena Julia, de 1 ano e 5 meses, a cliente da Cooperativa participou do Grupo de Gestantes e do Programa Meu Bebê, acompanhamentos oferecidos por meio do Espaço Vida Unimed às futuras mamães. “A Julia é minha primeira filha e, nesse momento de muitas dúvidas, o auxílio foi muito importante. Sempre soube, desde o início da gestação, que o leite seria o alimento ideal para ela”, ressalta.

 

Julia recebeu aleitamento materno exclusivo até o quinto mês de vida e, ainda hoje, complementa sua alimentação com as mamadas. “Enquanto for possível e eu tiver leite suficiente, vou amamentar a Julia. Sei que este alimento é fundamental para o desenvolvimento da minha filha”, ressalta a mãe. De acordo com a pediatra Sandra Javorski, cooperada da Unimed VTRP, o leite materno é o alimento mais completo para o bebê e oferece maior imunidade, pois possui células de defesa que são responsáveis pela proteção contra micro-organismos e infecções. “O leite humano caracteriza-se por não apresentar uniformidade em sua constituição – é modificado pelo horário do dia, início e fim da mamada e dieta materna, portanto, cada mãe produz um leite especial para as necessidades do seu filho. O alimento possui vitaminas em quantidade suficiente para o recém-nascido”, reforça a médica.

 

É recomendada a amamentação exclusiva até os seis meses de vida, sendo complementada, a partir desta idade, com outros alimentos, até que a criança complete dois anos de idade ou mais. Dentre os benefícios, o ato de amamentar desenvolve o sistema imunológico da criança. “Inúmeras são as vantagens do aleitamento materno, como a redução da mortalidade infantil, diminuição da incidência e gravidade das doenças respiratórias e diminuição da ocorrência de doenças alérgicas”, destaca.

 

O processo de amamentação envolve interação profunda entre mãe e filho, com benefícios que refletem no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança e na saúde física e psíquica da mãe. “Uma amamentação prazerosa, os olhos nos olhos e o contato contínuo entre mãe e filho fortalecem os laços afetivos entre eles, oportunizando intimidade, troca de afeto e sentimentos de segurança e de proteção na criança, bem como autoconfiança e realização da mulher. É uma forma muito especial de comunicação entre a mãe e filho”, aponta a pediatra.

 

 

Saiba mais

A Unimed VTRP conta com um canal online recheado de informações sobre gravidez e infância, com dicas e cuidados que vão desde os primeiros meses de vida até a adolescência. Acesse www.unimedvtrp.com.br/viverbem e fique por dentro dos conteúdos que abordam qualidade de vida, alimentação saudável, desenvolvimento, atividade física, dicas de leituras, filmes e muito mais.

Categoria: Unimed VTRP