Campanha Atitude na Veia aumenta em 23% doações...

Lives: entretenimento e qualidade de vida para a...

Unimed VTRP conquista nota máxima no IDSS pelo...

Unimed VTRP lança site com histórias inspiradoras de mudanças de hábitos

No endereço unimedvtrp.com.br/mude1habito, moradores da região podem compartilhar os próprios relatos em textos, vídeos e fotos

09 de abril de 2018

Quem nunca se pegou no desejo de fazer algo para melhorar a saúde, mas encontrou alguma justificativa ou desculpa para postergar esta atitude que atire a primeira pedra. Melhorar a qualidade de vida é um desejo do brasileiro, mas às vezes falta um empurrãozinho. Para estimular pequenas mudanças que podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) trabalha desde 2017 na campanha Mude1Hábito. Ela tem por objetivo justamente isso: ajudar as pessoas a mudarem pequenos hábitos, um de cada vez, conforme suas possibilidades. E para mobilizar a região em torno deste propósito, a Cooperativa lança neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, o site que vai reunir a histórias inspiradoras de pessoas daqui, o www.unimedvtrp.com.br/mude1habito.

Uma destas histórias inspiradoras é a de Carla Barbieri Costa Gomes, de Lajeado. Aos 36 anos, ela conta que passou por um grande susto recentemente, chegando ao nível de obesidade 1, com artrose no joelho. “Foram momentos bem difíceis. Aí mudei totalmente a minha alimentação, me cuidando pra valer e fazendo exercícios físicos. Estou também em alguns grupos no Facebook de receitas mais saudáveis, e isso tem me ajudado. Saúde não tem preço”, enfatiza a dona de casa.

 

 

Desde que mudou hábitos, Carla já perdeu 12 quilos. “Contei com a ajuda dos profissionais da Unimed. Adorei a equipe, desde os médicos, até nutricionista e educador físico. Hoje, quando chega o dia de ir lá eu fico numa alegria tão grande que nem sei explicar. Estou me cuidando e tenho que agradecer muito todos que me ajudaram e continuam ajudando”, agradece.

Conforme aponta a médica Cristiane Pimentel Hernandes, mudar hábitos é importante para melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade, mas requer persistência. “Nem sempre estes processos de mudanças de hábitos são fáceis. Reeducar a alimentação, praticar atividades físicas regulares ou diminuir o estresse do dia a dia, por exemplo, requerem motivação. Porém, por mais que esta motivação inicial esteja presente, deve-se fazer um pouco todos os dias para que se torne realmente um hábito saudável”, destaca. Conforme aponta a médica Cristiane Pimentel Hernandes, mudar hábitos é importante para melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade, mas requer persistência. “Nem sempre estes processos de mudanças de hábitos são fáceis. Reeducar a alimentação, praticar atividades físicas regulares ou diminuir o estresse do dia a dia, por exemplo, requerem motivação. Porém, por mais que esta motivação inicial esteja presente, deve-se fazer um pouco todos os dias para que se torne realmente um hábito saudável”, destaca.

 

CONTE A SUA HISTÓRIA

A história de Carla e de outras pessoas da nossa região podem ser encontradas a partir deste sábado no site unimedvtrp.com.br/mude1habito. Por ser um site colaborativo, ele conta justamente com a participação das pessoas daqui para seguir sua jornada de inspiração. Na aba “Participe do Termômetro da Mudança”, é possível enviar um relato em texto ou o link de vídeo ou foto de suas redes sociais que mostrem pequenos ou grandes exemplos de superação. Vale qualquer história, desde o hábito de andar grandes distâncias de bicicleta até passar a caminhar 30 minutos por dia no bairro perto de casa, comer uma fruta de lanche no trabalho ou levar uma garrafinha de água na bolsa ou mochila para se manter bem hidratado durante o dia.

O site conta ainda com um termômetro, que contabiliza os relatos e os hábitos que a população está mudando.

 

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril pois a data coincide com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948. O objetivo é conscientizar a população a respeito da importância de manter corpo e mente saudáveis e também falar de alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre a prevenção.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, “saúde” pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Isso quer dizer que uma pessoa saudável não é apenas aquela que não apresenta doença, mas, sim, aquela que está bem consigo mesma e também apresenta uma boa relação com a sociedade.


Fonte: Assessoria de Imprensa Unimed VTRP

Categoria: Unimed VTRP