Ouvidoria   

Unimed VTRP lança programação dos seus 40 anos

Sustentabilidade estará no centro das ações da Cooperativa

21 de dezembro de 2010

No ano de 2011, a Unimed Vales do Taquari e do Rio Pardo (Unimed VTRP) completará quatro décadas de atuação. Para marcar a passagem desse período tão especial, a Cooperativa Médica preparou uma extensa programação e sua campanha institucional, que foi apresentada à imprensa nos dias 08 e 09 de dezembro, no restaurante Quiosque da Praça, em Santa Cruz do Sul, e restaurante Di Pietro, em Lajeado, respectivamente.

O calendário de atividades alusivas aos 40 anos da Unimed VTRP se estenderá até o dia 11 de dezembro de 2011, data do aniversário da Cooperativa. Reconhecida por seu empenho na atuação social e ambientalmente responsável, a Unimed VTRP tem buscado, ao longo dos anos, aprimorar suas práticas nessas áreas. Nessa evolução, encontrou no conceito de sustentabilidade a mais precisa expressão do que é necessário para contribuir para a construção de uma sociedade mais justa social e economicamente e para a preservação do meio ambiente. Dessa forma, a sustentabilidade será a palavra chave de todas as ações que a Cooperativa irá promover durante as comemorações de seus 40 anos.

Em Santa Cruz do Sul, o diretor de Marketing da Cooperativa, Paulo Roberto Jucá, falou sobre sustentabilidade e a escolha do tema aos convidados. O dirigente destacou a importância do engajamento da sociedade em defesa do ambiente e de buscar uma vida melhor para todos. “O mundo é de todos nós, cada um pode fazer a sua parte”, declarou. Em Lajeado, o diretor de Operações da Cooperativa, Rogério Miguel Di Giorgio Zingano, fez a apresentação aos convidados. “A sustentabilidade está baseada em três pilares: ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto”, disse ele.
Presente nos dois eventos, a gestora da área de Marketing, Danielle Harth, apresentou a Campanha Institucional Unimed VTRP 40 anos – 40 ações para um mundo sustentável. Mostrando que a sustentabilidade também está nas coisas simples, a campanha busca dar visibilidade aos pequenos gestos de médicos cooperados, colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, empresas, instituições e pessoas da comunidade que dão a sua contribuição para um mundo melhor. Por isso, serão mostradas as ações desses indivíduos e entidades. Uma das histórias que serão retratadas é a de Geraldo Baron. Cliente Unimed, ele é dono de uma oficina mecânica que conserta bombas injetoras e veículos à diesel. A partir de um curso em 1982, ele tomou conhecimento dos danos que o óleo diesel e lubrificantes causam ao meio ambiente. “É preciso pensar no futuro, ter preocupação com as gerações que estão por vir”, justificou. Desde então, Baron adotou medidas para dar o destino correto aos resíduos gerados em sua oficina. O diesel e os lubrificantes são acondicionados em tonéis e depois encaminhados a uma empresa especializada. A água que os funcionários e ele usam para lavar as mãos e para limpeza do estabelecimento passa por um tratamento especial para ser separada dos resíduos e voltar mais limpa ao ambiente. Outra história que será abordada na campanha é a do promotor de Justiça Sérgio Diefenbach, coordenador do Fórum Municipal de Enfrentamento à Drogadição de Lajeado. Ele comentou que o trabalho realizado pelo grupo tem uma estreita ligação com a proposta da Unimed VTRP. Assim como no vídeo da campanha institucional da Cooperativa, com uma das cenas mostrando que é importante todos fazerem parte do mesmo time, no enfrentamento da drogadição isso também é necessário. “Precisamos trabalhar juntos, já que ela está em toda parte: na sua casa ou na do vizinho ou então na de algum conhecido”, disse ele.

Blog Unimed – Em alusão às suas quatro décadas de fundação, a Unimed VTRP já definiu 40 ações para desenvolver e apoiar ao longo de 2011, todas de alguma forma relacionadas à sustentabilidade. Para promover essas atividades e criar um espaço de discussão sobre esse tema, a Cooperativa também criou o Blog Unimed (www.blogunimed.com.br). Nesse espaço virtual, os internautas encontrarão um espaço interativo para divulgar informações e estimular o debate sobre sustentabilidade.

Paulo Jucá justificou a escolha do tema aos presentes

Danielle Harth convidou Geraldo Baron para falar sobre sua iniciativa

Promotor de Justiça, Sérgio Diefenbach, com a gestora de Marketing da Unimed VTRP, Danielle Harth

Rogério Zingano falou sobre os princípios da sustentabilidade

Categoria: Unimed VTRP