Ouvidoria   

Unimed VTRP inaugura nova sede em Lajeado

Estrutura centraliza áreas administrativas e serviços de saúde: Espaço Vida, SOS Unimed, consultórios de medicina ocupacional e de multiprofissionais

04 de dezembro de 2015

 

    A saúde é o bem mais precioso que o ser humano pode ter. E mantê-la nem sempre é tarefa fácil. Há mais de quatro décadas, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) assumiu este desafio: fazer a diferença na vida da comunidade regional, prestando um serviço relevante, com assistência ética e qualificada. Na próxima sexta-feira (11/12), data em que completa 44 anos de fundação, a cooperativa dará mais um importante passo em sua história: inaugura sua nova sede administrativa e de serviços de saúde, localizada no bairro São Cristóvão, em Lajeado (Avenida Piraí, nº 155). São 13.268,85 metros quadrados de área construída, distribuídos em subsolo e mais sete pavimentos. A obra, que iniciou em 2013, levou dois anos e meio para ser concluída.

    A transferência das atividades para a nova sede ocorrerá em etapas, centralizando as estruturas que a cooperativa médica possui hoje no município: áreas administrativas; Espaço Vida, que passará a se chamar Espaço Viver Bem; consultórios de multiprofissionais (psicólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais); consultórios de medicina ocupacional; e SOS Unimed. As áreas com atendimento ao público começam a funcionar no novo endereço no dia 21 de dezembro.

    “Os clientes terão a vantagem de encontrar em um único local todos os serviços que procuram, instalados em um prédio atual, com maior conforto e facilidade de estacionamento. Além disso, pensamos em cada detalhe para melhor recebermos pessoas com deficiência. Calçadas, estacionamento, portas, corredores, elevadores e banheiros são adequados para o acesso de cadeirantes”, explica o presidente da Unimed VTRP, médico Aldo Pricladnitzki.

    Na sede atual (Avenida Benjamin Constant, nº 1058) ainda permanecerá uma área de atendimento ao público, para autorizações e para comercialização de planos. Apenas esses atendimentos serão realizados nos dois pontos da Unimed na cidade.

 

O atendimento ao público, na nova sede, começa somente no dia 21 de dezembro

Expansão

    Há 34 anos, quando se instalou no Centro Médico, no Centro de Lajeado, a Unimed VTRP funcionava em apenas um andar do edifício. Mas, nas últimas duas décadas, foi ocupando outras salas de sua propriedade. E hoje, ainda aluga mais seis imóveis nas ruas próximas. Essa expansão se deve ao cumprimento de leis específicas do setor, como a disponibilização de consultas com psicólogos e nutricionistas; e ao aumento do leque de serviços oferecidos ao cliente, como locais para a promoção da saúde (Espaço Vida), SOS Unimed e medicina ocupacional.

Sustentabilidade

    O projeto da nova sede foi desenvolvido a partir da aplicação de conceitos de sustentabilidade e economia, a começar pelas dimensões do prédio, com pouca profundidade, para aproveitamento da luz natural e redução no consumo de energia.

    Essa economia será ainda mais expressiva em relação ao ar condicionado, pois os brises externos na fachada dos fundos, os ambientes de trabalho abertos, as paredes e os vidros duplos garantirão significativo isolamento térmico. O prédio também tem elevadores inteligentes e lâmpadas econômicas, com sensores de movimento em corredores e banheiros.

   Da mesma forma, merece ser destacado o reaproveitamento da água da chuva e daquela eliminada pelo ar condicionado, que servirão de fonte para as descargas dos vasos sanitários, uso no jardim e lavagem das calçadas. À disposição, para esta finalidade, são dois reservatórios na cobertura e duas cisternas no subsolo, com capacidade total para armazenamento de 350 mil litros de água.

 

 

Categoria: Unimed VTRP