Ouvidoria   

Unimed VTRP conquista nota máxima no IDSS pelo...

Campanha Atitude na Veia aumenta em 23% doações...

Lives: entretenimento e qualidade de vida para a...

Unimed VTRP inaugura clínica especializada no cuidado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Espaço Imaginamente iniciou os atendimentos nesta quinta-feira, em Lajeado, na sede da Cooperativa

15 de abril de 2021

Um espaço para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) imaginarem, brincarem, aprenderem e se desenvolverem. Para tornar todos estes desejos realidade, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) inaugurou na noite dessa quarta-feira, 14/04, o Espaço Imaginamente. Serviço inovador na região e no estado do Rio Grande do Sul, o Imaginamente é uma clínica especializada no cuidado e atenção a pessoas que convivem com o TEA.

O corte da fita e abertura oficial do espaço foi realizado em uma breve cerimônia realizada na frente do local, na sobreloja da sede da Cooperativa, em Lajeado. “A inauguração do Espaço Imaginamente é a concretização de um sonho, de um desejo coletivo. Desejo este de levar cuidado, carinho e atendimento humanizado a pessoas que convivam com o Transtorno do Espectro Autista”, afirmou o presidente da Unimed VTRP, médico Neori Gusson.

No Brasil, atualmente, cerca de 2 milhões de pessoas convivem com algum nível de intensidade de autismo. São, aproximadamente, 200 mil no Rio Grande do Sul. Como a missão é acolher famílias para realização de tratamento especializado, o local foi todo projetado para auxiliar em várias etapas do desenvolvimento.

 “Percebemos a necessidade de criar um espaço assim a partir de diversos aspectos. Um deles foi o aumento da procura deste tipo de atendimento por parte dos clientes Unimed. Após estudos e ações de melhoria no cuidado com estas pessoas, nasceu o Espaço Imaginamente”, lembrou a Diretora de Desenvolvimento, médica Cynthia Caetano.

Neste momento, o local realiza atendimentos exclusivamente para clientes Unimed.

Um local para imaginar e se desenvolver

Quem entra no Espaço Imaginamente se encanta logo de cara. A recepção, colorida, com letras em alto relevo nas paredes e com almofadas divertidas faz parte da experiência. Da porta principal para dentro, onde acontecem os atendimentos, as cores e equipamento específicos para quem convive com o TEA é que formam a paisagem.

Lá, existem ambientes específicos que simulam um lar para treino de atividades de vida diária, uma sala para desenvolvimento de atividades de interação social e outra para treino e desenvolvimento de habilidades motoras e sensoriais.

As salas de atendimento contam também com portas com vidro espião e infraestrutura de áudio e microfone especiais, de modo que os pais e cuidadores possam acompanhar atendimentos – quando indicado pelos profissionais. Além disso, o equipamento permite aos acompanhantes receber orientação e treino para estímulo do desenvolvimento de competências de seus filhos.

Todo este trabalho realizado no Espaço Imaginamente é realizado por uma equipe interdisciplinar, composta por médica, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudióloga, nutricionista e demais profissionais apoiadores desses tratamentos.

Ficou curioso?

Na página especial do Espaço Imaginamente, é possível conferir mais fotos e informações. Basta acessar: www.unimedvtrp.com.br/imaginamente.

Categoria: 50anos