Ouvidoria   

Unimed VTRP está entre as melhores empresas para trabalhar

Cooperativa figurou em duas listas

19 de setembro de 2008

A consciência de que um bom ambiente de trabalho e a valorização das pessoas são indispensáveis para que uma empresa alcance bons resultados e seja, na prática, socialmente responsável fez com que, ao longo dos anos, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) venha desenvolvendo práticas voltadas a seus colaboradores que a projetam nacionalmente.

Prova disso é a empresa figurar mais uma vez na lista das 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar do Guia Você S/A – Exame. O anúncio das agraciadas na edição de 2008 foi feito na noite de 8 de setembro, em São Paulo. Em agosto, a Cooperativa já havia sido destacada como uma das 100 Melhores Empresas para Trabalha do Brasil, na avaliação do Instituto Great Place to Work e da Revista Época.

Ao participar ininterruptamente do Guia Você S/A – Exame e da Lista Great Place to Work, da Revista Época e do Great Place to Work Institute, desde 2003, a Cooperativa demonstra que o zelo com seus colaboradores tornou-se há muito uma diretriz clara em sua gestão. Desde então, a Unimed VTRP vem aprimorando suas ações para a construção de um ambiente de trabalho saudável, que contribua para o desenvolvimento de seus colaboradores enquanto profissionais e indivíduos.

Com um total de 330 profissionais contratados e 20 estagiários, a Unimed VTRP atua em 59 municípios dos vales do Taquari e Rio Pardo e da região do Jacuí. Na avaliação do Great Place to Work, os funcionários responderam a um questionário sobre sua satisfação em relação às lideranças, à empresa e aos colegas. Consultores avaliaram as práticas de gestão de pessoas da Cooperativa. Na pesquisa do Guia Você S/A – Exame, colaboradores responderam a perguntas sobre estratégia e gestão; liderança; políticas e práticas em relação a remuneração, carreira, saúde e desenvolvimento; e cidadania empresarial. A área de Desenvolvimento Humano da Cooperativa também produziu um relatório para a publicação, onde evidencia suas práticas nesses sete quesitos. Posteriormente, uma jornalista visitou a Unimed VTRP e entrevistou alguns colaboradores para checar as informações captadas através das pesquisas.

O levantamento do Guia Você S/A – Exame indicou que 91,9% dos entrevistados se identificam com a empresa; 83,9% estão satisfeitos e motivados; e 81,9% acreditam estar tendo oportunidades de desenvolvimento. O guia também enfatizou como pontos positivos da Unimed VTRP a preocupação com a preparação de sucessores para os cargos de liderança e o espaço para os colaboradores apresentarem idéias e sugestões de melhorias.

“Participar dessa publicação permite visualizar como estamos em relação às práticas de gestão de pessoas adotadas pelo mercado, além de ser uma forma de avaliar a satisfação dos colaboradores e perceber oportunidades de aprimoramento na gestão, para que as pessoas sintam-se bem em seu ambiente de trabalho”, afirma a gerente de Desenvolvimento da Unimed VTRP, Marta Inês Guerra Saling. Essa visão também é compartilhada pelo presidente da Cooperativa, médico Sérgio Paulo Bertoglio. Segundo ele, a Diretoria da Unimed VTRP esforça-se para que seus colaboradores sintam-se bem dentro da empresa. “Acreditamos que funcionários que têm satisfação em seu ambiente profissional produzem mais, porque trabalham com gosto e prazer”, afirmou.

A gerente de Desenvolvimento da Unimed VTRP, Marta Saling, representou a Cooperativa na premiação do Guia Você S/A – Exame

 

Categoria: Unimed VTRP