Ouvidoria   

Unimed VTRP e Di Helen estimulam a prevenção ao câncer de pele no Dezembro Laranja

Ação acontece em todos os pontos de atendimento ao cliente da Cooperativa Médica nos próximos dias

21 de dezembro de 2018

Material informativo e sachê com protetor solar podem ser encontrados nos pontos de atendimento ao cliente da Unimed VTRP
 
Nos últimos anos, já entrou no calendário de empresas, municípios e instituições da região a lembrança da prevenção ao câncer para homens e mulheres nos meses de outubro e novembro, que se colorem de rosa e azul. Desde 2015, o dezembro também ganhou uma pigmentação que chama a população a redobrar os cuidados com outro vilão dos brasileiros: o câncer de pele. Trata-se do Dezembro Laranja, que alerta para os riscos que a exposição solar desprotegida oferece à saúde. Para lembrar a comunidade da importância do autocuidado nesta reta final do ano, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) e a Di Helen realizam uma ação especial em todos os pontos de atendimento ao cliente da Cooperativa Médica na região. Quem visitar os locais nos próximos dias, ganhará um material informativo especial e um sachê com protetor solar, para estimular o hábito de se cuidar.
 
“A exposição solar se dá nas atividades do nosso dia a dia, não somente quando vamos para a praia. Por isso, é fundamental se proteger quando vamos fazer nossas atividades, mexer no jardim ou mesmo caminhar na rua”, afirma a médica Bruna Fischer, Oncologista e Hematologista, responsável técnica pela Clínica de Oncologia Unimed.
 
“É fundamental se proteger sempre que houver exposição ao sol, principalmente no rosto, nas mãos e nas orelhas”, acrescenta.
 
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o mais comum no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados e, caso seja detectado precocemente, apresenta altos percentuais de cura. Entre os tumores de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de pele pode ter índice de cura acima de 90%. Porém, nos casos avançados de melanoma, por exemplo, esse índice cai para 20%.
 
FIQUE ATENTO
 
A ação da Unimed VTRP em parceria com a Di Helen lembra que o hábito de cuidar da pele deve ser reforçado nos meses de verão, mas que não pode ser esquecido em nenhum mês do ano. Por isso, alguns cuidados precisam ser observados sempre:
 
  • O câncer da pele, quando diagnosticado cedo, é facilmente tratado sem grandes sequelas. Já o melanoma, que é uma mancha preta, pode levar à morte.
  • Pintas que mudam de tamanho, de forma e de cor podem ser perigosas e, por isso, um dermatologista deve ser consultado para avaliar se elas apresentam algum risco.
  • Desde a infância, atente para a proteção da pele. Bebês até os seis meses de idade não devem ser expostos diretamente ao sol.
  • A maioria dos casos de câncer da pele podem ser evitados com medidas simples de fotoproteção, como usar filtro solar, chapéu, óculos, cuidar do excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários certos para isso (até as 10h e depois das 16h)
  • Quanto mais alto o fator de proteção, mais protegido você está. O fator mínimo de proteção é 30, devendo ser usado, inclusive, nos horários menos críticos do sol. O FPS mede a proteção ao raio ultravioleta B, causador de câncer de pele. Já o raio ultravioleta A causa o envelhecimento cutâneo.
  • A dica final e mais preciosa é: cuide de todo o seu corpo, e não esqueça da sua pele!

Imprensa Unimed VTRP

Fonte: Assessoria de Imprensa

Categoria: Unimed VTRP