Veja a programação da Casa Unimed na 35ª...

X Simpósio de Medicina da Unimed VTRP liga Vale...

Unimed VTRP estimula a mudança de hábitos com...

Unimed VTRP é a melhor operadora de planos de saúde do país

Na categoria grande porte, a Cooperativa figura no topo do levantamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

17 de dezembro de 2012


Rech: a Cooperativa tem uma gestão voltada ao cliente, sempre buscando o melhor atendimento em cada caso

 

Os vales do Taquari, Rio Pardo e região do Jacuí são referência no país, na área da saúde, graças à atuação da Unimed VTRP. Esta é a área de abrangência da operadora de planos de saúde que foi melhor pontuada, entre aquelas com mais de 100 mil beneficiários (grande porte), em levantamento divulgado na última quinta-feira (13/12) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Este órgão, vinculado ao Ministério da Saúde e responsável por regular o setor, avaliou 1.239 operadoras em todo o país – divididas em pequeno, médio e grande porte.

A projeção nacional foi obtida pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que é calculado anualmente pela agência, e cujo mais recente resultado se refere ao ano-base 2011. Em uma escala de 0 a 1, a Cooperativa Médica sediada em Lajeado conquistou a nota 0,85 (veja na tabela abaixo as dez operadoras mais bem pontuadas na categoria grande porte). O índice leva em conta os desempenhos de atenção à saúde, econômico-financeiro, estrutura de operação e satisfação dos beneficiários.

 

O resultado do IDSS foi apresentado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo diretor presidente interino da ANS, André Longo Araújo de Melo, em sessão solene, no Rio de Janeiro. “Estamos dando ao cidadão mais uma ferramenta de transparência, facilitando o acesso à informação na hora de escolher ou trocar o plano”, comentou Padilha. O índice integra a política de qualificação da saúde suplementar e busca atingir melhores práticas por parte das operadoras e, consequentemente, uma melhora no atendimento ao usuário.

 

Na mesma data, a agência lançou em seu portal o Espaço da Qualidade, no qual os beneficiários de planos de saúde podem consultar informações e indicadores de qualidade da saúde suplementar. O acesso é pelo www.ans.gov.br.

 

A Unimed VTRP, sediada em Lajeado, destacou-se na categoria grande porte

 

Gestão da saúde

 

Foi com muita alegria e satisfação que o presidente da Unimed VTRP, médico Carlos Antonio da Luz Rech, recebeu a notícia. “Este resultado mostra que estamos no caminho certo. Como organização, nossa Visão é estar entre as melhores cooperativas médicas em gestão da saúde. E esta pontuação sinaliza que fomos além, uma vez que o levantamento da ANS engloba todo o setor de saúde suplementar, incluindo todas as operadoras, não somente as cooperativas”, analisa o presidente.

 

Segundo ele, a conquista merece ser muito comemorada, pois o negócio planos de saúde é extremamente complexo. “Nesta área, enfrentamos situações que às vezes podem fugir do nosso controle, mas trabalhamos para diminuir ao máximo estes casos. Estamos sempre preocupados em melhorar a entrega do nosso serviço ao cliente, para que seja cada vez mais humanizado, considerando o fato de ele impactar diretamente na vida das pessoas”, completa o médico.

 

No entender do dirigente, um fator de sucesso é a Cooperativa ter uma gestão voltada ao cliente, sempre buscando o melhor atendimento em cada caso. Isto fica evidente na análise detalhada do índice da ANS. Nos quatro pilares do IDSS todas as notas da Unimed VTRP foram acima de 0,80, mas no quesito “satisfação dos beneficiários” foi destaque, conquistando 0,91. De acordo com Rech, essa pontuação é reflexo da forte relação estabelecida com os clientes, que prima pela ética e pelo respeito. 

 

Outro ponto que merece destaque, é a Cooperativa ser formada por médicos. “Nossa diretoria conhece os detalhes técnicos do negócio e detém conhecimentos de gestão, o que a torna capaz de gerir um empreendimento de saúde com bastante êxito”, observa Rech. É por isso que a Unimed VTRP, através do trabalho qualificado de seus médicos e colaboradores, preocupa-se tanto em promover a saúde e a qualidade de vida de seus clientes, ao invés de simplesmente tratar as doenças.

 

Desde que aderiu ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), há 18 anos, a Unimed VTRP mantém o Sistema de Gestão da Qualidade, com premiações que atestam que o sistema de gestão da Cooperativa é consistente e está de acordo com os critérios de excelência do programa reconhecido internacionalmente. “Mas sempre estamos aprimorando nossa gestão, por isto agora buscamos a acreditação”, completa o presidente da Cooperativa.

 

A adesão ao processo de acreditação é voluntária. Esta certificação foi instituída pela ANS em novembro do ano passado, pela Resolução Normativa (RN) 277, com o intuito de aperfeiçoar a gestão das operadoras de planos de saúde no Brasil. Em setembro, a Unimed VTRP iniciou os ajustes necessários a esta resolução, por intermédio de um diagnóstico realizado por uma assessoria contratada para este serviço. Atualmente, a Cooperativa está trabalhando na adequação de suas práticas aos requisitos exigidos.

 

 

Números

– A Unimed VTRP foi fundada há 41 anos, completos no último dia 11;

– Abrange 59 municípios dos vales do Taquari, Rio Pardo e região do Jacuí;

– Conta atualmente com 649 médicos cooperados em 45 especialidades médicas;

– Tem 520 colaboradores;

– São mais de 220 mil clientes espalhados em diferentes regiões do país;

– Este ano a Cooperativa recebeu 13 premiações em diferentes áreas, como gestão, cooperativismo, relacionamento com clientes e responsabilidade socioambiental.

 

 

As 10 primeiras na categoria grande porte

Operadora                            Resultado do IDSS

Unimed VTRP                                   0,85

Unimed BH                                     0,8299

Unimed Londrina                            0,8274

Petrobras                                       0,8157

Unimed Santa Catarina                   0,8139

Caixa de Assistência dos Funcionários

do Banco do Brasil (Cassi)                0,8092

Unimed Campinas                            0,8026

São Francisco Clínicas                      0,801

Unimed São José do Rio Preto          0,7991

Unimed Goiania                               0,7945

 

Fonte: Revista Exame.com

 

 

Formação do índice

Quarenta por cento do valor do IDSS é formado pelo desempenho da operadora na dimensão Atenção à Saúde; 20% pela Econômico-financeiro; 20% pela Estrutura e Operação e 20% pela Satisfação dos Beneficiários. Confira as notas da Unimed VTRP e os aspectos considerados em cada um deles:

 

Atenção à Saúde: 0,8167 (equivale a 40% da nota final)

Avalia a qualidade da atenção, buscando avaliar as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada aos beneficiários de planos privados de saúde.

 

Econômico-Financeiro: 0,8132 (equivale a 20% da nota final)

Acompanha o equilíbrio econômico-financeiro das operadoras de plano de saúde sob o ponto de vista das condições de liquidez e solvência, avaliando a capacidade de manter-se em dia com suas obrigações financeiras junto a seus prestadores para o atendimento com qualidade e de forma continua a seus beneficiários.

 

Estrutura e Operação: 0,8860 (equivale a 20% da nota final)

Afere as condições da oferta de rede de consultórios, hospitais, ambulatórios, laboratórios e centros diagnósticos oferecidos pelas operadoras de planos de saúde para o atendimento de seus beneficiários. Além disso, avalia o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto a ANS.

 

Satisfação dos Beneficiários: 0,9176 (equivale a 20% da nota final)

Utiliza indicadores de permanência como forma de avaliar a satisfação dos beneficiários nas operadoras. Também mede a o índice de reclamações dos beneficiários e a gravidade das infrações à legislação cometidas por parte das operadoras.

 

Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Categoria: Unimed VTRP