Ouvidoria   

Unimed VTRP conquista, pela quarta vez, o troféu de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa

07 de dezembro de 2017

Cuidar das pessoas com foco na gestão da saúde e na sustentabilidade das comunidades onde atua. Este é um dos principais objetivos da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). Nesta semana, a Cooperativa Médica foi agraciada com mais um importante reconhecimento às boas práticas no Estado. Em cerimônia realizada no Teatro Dante Barone, nessa quinta-feira, 30/11, em Porto Alegre a Unimed VTRP recebeu pela quarta vez o troféu Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa – edição 2017. O deputado estadual Maurício Dziedricki, integrante da mesa diretora do parlamento gaúcho, conduziu a premiação.

As instituições podem concorrer à premiação a cada três anos, e a Unimed está presente desde 2004. Logo no primeiro ano, conquistou o 1º lugar e o troféu na categoria Empresas de Médio Porte. Em 2010, foi a vez do troféu Destaque RS na categoria Grandes Empresas. Em 2013, o troféu veio entre as Sociedades Cooperativas, mesma conquista deste ano. Em todas as outras edições a Unimed VTRP conquistou a Medalha de Responsabilidade Social, que reconhece as boas práticas das instituições envolvidas.

“Buscamos o equilíbrio entre a situação, a excelência no atendimento aos clientes e nossa presença nas comunidades que atuamos. E as ferramentas de gestão nos mostram a direção para trilhar este caminho”, afirma o médico Aldo Pricladnitzki, presidente da Unimed VTRP, que recebeu das mãos de Dziedricki o troféu de 2017.

Presidente da Unimed VTRP, médico Aldo Pricladnitzki, ao centro, recebendo o troféu.

CUIDANDO DA COMUNIDADE

São as boas práticas de gestão interna e também para a comunidade que levam a cooperativa a este destaque. “O desenvolvimento sustentável é um desafio para qualquer instituição. E ele precisa estar aliado ao desenvolvimento humano. E é isso que procuramos. Temos programas que envolvem nossos colaboradores no voluntariado empresarial, que contribuem com o trabalho desenvolvido pelas entidades sociais. Com o Programa Viver Bem na Escola, dá suporte aos educadores em temas como sexualidade e drogadição, além de outras campanhas, sendo uma delas Eu Ajudo Na Lata, onde já conseguimos doar 19 cadeiras de rodas para a nossa comunidade”, afirma Jelci Danielli, coordenadora da área de Gestão da Sustentabilidade da cooperativa médica.

Uma das diretrizes estratégicas da Unimed VTRP é justamente este engajamento em causas voltadas ao bem comum. Atualmente, a Cooperativa apoia a duas notórias iniciativas globais, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) onde busca alinhar suas práticas socioambientais aos objetivos e do Pacto Global, sendo que a Unimed tornou-se signatária do Pacto Global no ano de 2012, quando passou a fortalecer as práticas que atendam ao conjunto de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, padrões trabalhistas, meio ambiente e combate à corrupção. Anualmente, a Cooperativa também faz a Communication on Progress à ONU e também elabora e entrega para a comunidade o Relatório de Sustentabilidade nas diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI) – considerado o mais completo, e criado com o objetivo de elevar as práticas destes relatórios a um nível de qualidade equivalente ao dos relatórios financeiros.

 

INOVAÇÃO

Desde 2015, a bandeira da inovação vem sendo trabalhada e assimilada como cultura corporativa. Neste ano, todos os colaboradores passaram por treinamento dentro da metodologia do Design Thinking, e agora estão desenvolvendo, através de grupos de cocriação, sugestões de melhorias nos processos da cooperativa. Uma plataforma online, o Innovare, auxilia neste processo. Outro investimento dos últimos anos, que já traz frutos para a Unimed VTRP, é o Sistema Integrado de Gestão do Atendimento. Ele comunica médicos, clínicas, hospitais e laboratórios, agilizando e trazendo mais segurança aos procedimentos, levando a gestão da saúde dos clientes a um novo patamar.

Com sede em Lajeado, e abrangência de 59 municípios nos vales do Taquari, Rio Pardo e região do Jacuí, a Unimed VTRP conta atualmente com o Nível I na Acreditação – principal auditoria dos planos de saúde no Brasil -, e figura pelo 14º ano consecutivo na pesquisa da Revista Exame de Melhores Empresas para Trabalhar. No que diz respeito à Acreditação, que assim como o Troféu Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa, analisa as práticas de gestão, e vai além conferindo a qualidade dos atendimentos dos clientes e da rede ofertada, a Unimed VTRP é benchmarking no setor da saúde suplementar.

 

LAJEADO E SANTA CRUZ SÃO DESTAQUES NA PREMIAÇÃO

Além do presidente da Unimed VTRP, médico Aldo Pricladnitzki, representantes do Rotary Club de Lajeado Engenho, do escritório Lenz Bergesch Contabilidade e da Fruki, todos de Lajeado, também receberam troféus na noite dessa quinta-feira, 30/11. No total, quatro dos 11 troféus distribuídos neste ano, foram conquistados pelo município. Outra instituição da região, a Sociedade Escolar de Santa Cruz – Mantenedora do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, conquistou uma medalha de ouro.

Entre os troféus, a Fruki foi destaque na categoria Médias Empresas. Na categoria Micro e Pequenas Empresas, quem venceu foi o escritório Lenz Bergesch Contabilidade. Por fim, ente as Entidades Sem Fins Econômicos – até 250 mil reais, o troféu foi para o Rotary Club de Lajeado Engenho. Já a medalha da a Sociedade Escolar de Santa Cruz – Mantenedora do Colégio Mauá, veio na categoria Instituição de Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Profissional.

Categoria: Unimed VTRP