Ouvidoria   

Unimed VTRP comemora marca de 24 cadeiras de rodas doadas para a comunidade com a campanha “Eu Ajudo na Lata”

Cooperativa Médica participa da ação que arrecada lacres desde dezembro de 2012

04 de janeiro de 2019

Doação ao Hospital Santa Cruz
 
Facilitar o acesso de pessoas com deficiência e promover a consciência sobre o futuro do planeta. Estas duas atitudes ajudam a entender o conceito de sustentabilidade que a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) busca reforçar a cada ano nos municípios onde atua. Uma das ações que marca esse objetivo é a campanha Eu Ajudo na Lata, que teve resultados muito expressivos nos últimos anos. Em outubro, a Unimed VTRP realizou a doação da 22ª, 23ª e 24ª cadeiras de rodas adquiridas por meio da venda dos lacres que são recolhidos nos pontos de atendimento da Cooperativa Médica nos municípios de sua área de atuação.
 
As doações mais recentes foram para o Hospital Ouro Branco, de Teutônia, no Vale do Taquari, para o Hospital Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, e Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, as duas últimas do Vale do Rio Pardo. Conforme o diretor-executivo do Hospital Branco, André Lagemann, em momentos onde todos os recursos precisam ser cirurgicamente investidos na saúde, esta parceria é fundamental para a manutenção do bom atendimento à comunidade. “Ficamos felizes com a doação, que chega em boa hora, e será muito útil para os nossos pacientes”, observa. 
 
Nestes seis anos de campanha, foram 10 cadeiras para instituições do Vale do Taquari, oito para o Vale do Rio Pardo e quatro para a Região do Jacuí, as três regiões que fazem parte da atuação da Unimed VTRP no Rio Grande do Sul. Vale lembrar que a campanha Eu Ajudo na Lata recebe os lacres das latas de alumínio, vende o material e reverte este valor na compra de cadeiras de rodas, posteriormente doadas a instituições sociais que atendem pessoas com alguma dificuldade para se locomover.
 
“Na prática, os lacres das latas de bebidas, que a maioria das pessoas coloca no lixo, contribuem diretamente nesta aquisição das cadeiras. Reforçamos sempre que a campanha não visa estimular o consumo de bebidas industrializadas mas sim, a correta destinação dos resíduos. O alumínio como lixo agride o meio ambiente e com a campanha pode se transformar numa melhor qualidade de vida de muitas pessoas”, lembra a coordenadora de Sustentabilidade da Unimed VTRP, Jelci Danieli.
 
Mobilização regional por parte das crianças
 
O êxito da campanha nos últimos anos se deu muito em função do empenho das comunidades na arrecadação dos lacres. Mais de uma centena de escolas e instituições da área de abrangência da Unimed VTRP está envolvida na causa. Nas escolas, crianças, adolescentes, professores e corpo diretivo mostraram que reciclagem, preservação e boas ações também fazem parte dos ensinamentos.
“A participação das escolas é fundamental neste processo. É uma parceria que acontece desde o primeiro ano, e vem crescendo cada vez mais”, enaltece Jelci.
 
Como participar?
 
Basta entregar os anéis de alumínio nos pontos de atendimento da Unimed VTRP. Para adquirir uma cadeira são necessários, em média, 180 quilos de alumínio, aproximadamente 300 garrafas pet de dois litros cheias de lacres. Mais informações podem ser obtidas na área de Gestão da Sustentabilidade da Unimed VTRP pelo e-mail sustentabilidade@unimedvtrp.com.br ou pelo telefone (51) 3714-7135.
 
Doações de lacres arrecadadas pela Unimed VTRP desde 2013:
2013 – 543 quilogramas – 905 garrafas 
2014 – 514 quilogramas – 856 garrafas
2015 – 507 quilogramas – 845 garrafas     
2016 – 527 quilogramas – 878 garrafas
2017 – 671 quilogramas – 1118 garrafas
Total 2013-2017: 2762 quilogramas – 4602 garrafas
 
Doação ao Hospital São Sebastião Mártir
 
Doação ao Hospital Ouro Branco

Categoria: Unimed VTRP