Veja a programação da Casa Unimed na 35ª...

X Simpósio de Medicina da Unimed VTRP liga Vale...

Unimed VTRP estimula a mudança de hábitos com...

Unimed VTRP atinge marca de 15 cadeiras de rodas entregues à comunidade na campanha Eu Ajudo na Lata

Entidades de Taquari, Estrela e Charqueadas foram beneficiadas em entrega tripla realizada neste mês

17 de fevereiro de 2017

Os idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida de três comunidades da área de atuação da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) ganharam neste mês novos suportes para enfrentar os desafios diários. Por meio da campanha “Eu Ajudo na Lata”, a cooperativa entregou três cadeiras de rodas nos municípios de Taquari, Estrela e Charqueadas. Os equipamentos já estão em uso nos locais. Com mais esta etapa da ação, a Unimed VTRP atinge a representativa marca de 15 cadeiras cedidas a instituições e municípios nos vales do Taquari, Rio Pardo e região do Jacuí.

 

Desenvolvida pela Unimed do Brasil e encabeçada na região pela Unimed VTRP desde dezembro de 2012, a campanha arrecada em seus pontos de atendimento os lacres de latas de latas de bebidas, vende o material e reverte o valor na compra das cadeiras. A coordenadora da Gestão de Sustentabilidade da cooperativa, Jelci Danieli, salienta o amadurecimento e crescimento de participação ano a ano da ação. 

 

Vice-prefeito André Brito, secretário Luciano Mega e a colaboradora da Unimed Patrícia Aguiar (Foto: Murilo Dannenberg/Prefeitura de Taquari) 

 

 

“A felicidade de podermos contribuir com entidades sociais que auxiliam as pessoas com empréstimo de cadeira de rodas é muito grande. E isso está sendo possível com o apoio que estamos recebendo de toda a comunidade, por meio das doações de lacres. Sabemos que as mudanças sociais necessárias só serão possíveis com grandes parcerias. Agradecemos a todos que estão engajados na campanha e convidamos quem ainda não teve a oportunidade de contribuir, que conheça e participe do Eu Ajudo na Lata para auxiliarmos ainda mais as pessoas que necessitam de cadeira de rodas”, salientou.

 

Nas duas cidades do Vale do Taquari beneficiadas nesta etapa, os equipamentos ficarão à disposição de cerca de 60 mil pessoas. Em Taquari, município com cerca de 27 mil habitantes, o vice-prefeito André Brito e o secretário Municipal de Habitação e Assistência Social Luciano Farias Mega receberam as cadeiras da colaboradora da Unimed VTRP, Patrícia Aguiar. Luciano Mega enalteceu o trabalho realizado e o acréscimo na qualidade do atendimento aos cidadãos. Com aproximadamente 32 mil habitantes, Estrela recebeu a cadeira através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação. O titular da pasta, José Itamar Alves, exaltou o reforço no trabalho com a comunidade a partir de agora.

Município polo na região do Jacuí, Charqueadas tem atualmente 38 mil pessoas. Uma das entidades filantrópicas com atuação destacada junto da população é a Sociedade Lar Esperança e Sabedoria. O presidente Pedro Edson Ataia, à frente do Lar há seis anos, agradece a doação e lembra da importância do equipamento para os internos. “Hoje temos 60 pessoas atendidas e 30 delas utilizam cadeira de rodas. É uma ajuda fundamental e muito bem-vinda”, afirmou.

 

Secretário José Itamar Alves agradeceu a entrega realizada pela colaboradora Patrícia Aguiar (Foto: Divulgação/Prefeitura de Estrela)

 

 

Municípios beneficiados
Em quase cinco anos de campanha, o Eu Ajudo na Lata já distribuiu 15 cadeiras de rodas, que foram doadas para 12 cidades da área de abrangência da Unimed VTRP, espalhadas pelos vales do Taquari, Rio Pardo e região do Jacuí.

Deste total, uma cadeira foi para Lajeado, duas para Charqueadas, três para Santa Cruz do Sul, uma para Candelária, uma para Rio Pardo, uma para Encantado, uma para Venâncio, uma para Teutônia, uma para Butiá, uma para São Jerônimo, uma para Estrela e uma para Taquari. Entre 2012 e 2016 foram arrecadadas mais de duas toneladas de alumínio. Neste ano, a arrecadação já soma 178 garrafas pet, com cerca de 107 quilos do material.

 

Em Charqueadas, cadeira de rodas e materiais de convalescença foram entregues ao presidente do Lar, Pedro Edson Ataia (Foto: Divulgação)

 

 

Como participar
Para ajudar, basta entregar os anéis de alumínio nos pontos de atendimento da cooperativa médica. Para adquirir uma cadeira são necessários, em média, 180 quilos de alumínio, ou seja, cerca de 300 garrafas pet de dois litros cheias de lacres.

Vale lembrar que a campanha não visa estimular o consumo de bebidas industrializadas, mas sim, a destinação correta dos resíduos. Além disso, a campanha arrecada somente os lacres para que não exista concorrência com catadores e recicladores de lixo e as cooperativas que atuam nesta área.

 

Números da campanha Eu Ajudo na Lata

• 2013: 905 garrafas pet, 543 quilos de alumínio
• 2014: 856 garrafas pet, 514 quilos de alumínio
• 2015: 845 garrafas pet, 507 quilos de alumínio
• 2016: 878 garrafas pet, 527 quilos de alumínio

Categoria: Unimed VTRP