Ouvidoria   

Unimed VTRP aborda a importância do autocuidado para educadores e profissionais da saúde

Evento “Quem cuida se cuida” foi ministrado por mestre em Psicologia Clínica

10 de outubro de 2019

Voltado a Educadores e Profissionais da Saúde, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) realizou na tarde desta quinta-feira, 10/10, o evento “Quem cuida se cuida”. A atividade, que aconteceu no Auditório da sede da Cooperativa Médica, em Lajeado, foi conduzida pelo psicólogo Fernando Elias Machado José. Mestre em Psicologia Clínica, o profissional falou sobre a importância de perceber o que está acontecendo conosco antes de focarmos no cuidado com o outro.

Na atividade, Fernando enfatizou o autocuidado e a autoestima, além de trazer técnicas de relaxamento e de percepção às próprias emoções. O psicólogo também destacou a importância de ouvir o outro e de reflexão à vida como um todo, abordando a qualidade de vida e o cuidado com a saúde emocional. “O cuidador também precisa ser cuidado. Estamos sempre em uma busca desenfreada por algo que não sabemos o que é, mas devemos parar e ouvir o outro”, afirma.

Para a professora Lione Fioravante (na foto acima, à direita), da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara, a palestra foi muito significativa. “Para nós, que trabalhamos em salas de aulas e com famílias, momentos como esse são muito importantes. O nível de depressão está muito alto, percebemos isso nas escolas, o que acaba refletindo também nos profissionais. Absorvemos muita coisa”, conta.

A monitora Débora Martins (na foto acima, à direita), da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, concorda. “Cuidamos muito do próximo e acabamos esquecendo de nós. Para quem está com as crianças não é só o educar, mas também o carinho e o afeto, por isso é tão importante estarmos bem para repassar isso”, destaca.

O evento “Quem cuida se cuida” faz parte do Programa Viver Bem na Escola, iniciativa da Unimed VTRP que promove, desde 2007, atividades pedagógicas com adolescentes e educadores.