Ouvidoria   

Unimed VTRP: a melhor empresa para a mulher trabalhar no Brasil

14 de dezembro de 2006

Depois de figurar, durante três anos, nas listas das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil e na América Latina, de acordo com as pesquisas realizadas pelo instituto Great Place to Work, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, com sede em Lajeado, conquistou, nesta semana, um dos mais importantes reconhecimentos de sua história: foi eleita a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil.

A premiação foi entregue na última segunda-feira, dia 14, em São Paulo, em cerimônia que contou com a presença das mais importantes empresas Brasileiras participantes da pesquisa. O destaque da noite foi a Cooperativa Médica que atua há 35 anos nos Vales do Taquari e Rio Pardo e emprega cerca de 245 colaboradores nas mais diversas cidades da região.

A premiação é, de acordo com o Presidente da Unimed VTRP, Sérgio Bertoglio, o reconhecimento a um trabalho de dedicação que a empresa tem com seus colaboradores. “O diferencial da nossa cooperativa sempre foram as pessoas. Investimos e acreditamos nelas porque sabemos que cuidar da saúde e promover a qualidade de vida das pessoas exige muita sensibilidade humana. Cada dia é uma nova situação, é uma nova realidade, e somente uma pessoa bem preparada e segura pode passar tranqüilidade para um cliente em momentos de ausência de saúde. Por termos essa filosofia de trabalho, acreditamos que poderíamos dividir o nosso aprendizado com outras empresas e, quem sabe até, sermos reconhecidos. E o resultado está aí”, diz o presidente orgulhoso.

Na Unimed VTRP, 68% dos colaboradores são mulheres. Elas ocupam 10 dos 13 cargos de liderança existentes na Cooperativa. As oportunidades de crescimento e os benefícios recebidos foram essenciais para a conquista do importante prêmio já recebido por empresas como Natura e Magazine Luíza.

Os principais benefícios são em relação à maternidade. A Unimed oferece a ampliação do período de amamentação do bebê de 6 para 9 meses, horário diferenciado para que a colaboradora possa se adequar às necessidades pessoais e familiares, e reembolso creche ou babá para que as mamães possam trabalhar com toda a tranqüilidade do mundo.

FESTA- Para comemorar a importante conquista, os colaboradores da Unimed VTRP foram recebidos com festa. Na sede, em Lajeado, e em Santa Cruz do Sul, cidades onde trabalham o maior número de Colaboradores, o prédio foi decorado com elementos que remetem à sensibilidade feminina, uma aposta da Cooperativa.

Felizes, os colaboradores colocaram no peito o adesivo comemorativo à premiação e receberam balões. Eles foram pegos de surpresa no início da manhã de trabalho, pois ainda não sabiam do resultado da pesquisa que eles mesmos responderam no início do ano.

No final do expediente os colaboradores, Diretores e médicos coordenadores da Unimed e autoridades municipais brindaram a importante conquista.

A pesquisa:

A pesquisa leva em consideração o ambiente de trabalho proporcionado pela confiança entre chefes e subordinados e as oportunidades de crescimento. O Great Place to Work encaminha um grande questionário ao Departamento de Recursos Humanos da Empresa e, além disso, todos os colaboradores respondem a quase 100 questões referentes ao tratamento e às oportunidades que têm nas empresas.

Os resultados são avaliados por uma equipe e, através de pontuação, é feita a lista das empresas que se destacam nesse cenário. Além de ser a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, a Unimed VTRP também aparece na lista das 100 Melhores Empresas para Trabalhar. A Cooperativa está em festa!


Presidente da Unimed, Sérgio Bertoglio e Marta Saling, Gerente de Desenvolvimento receberam o prêmio em São Paulo.
 

Colaboradores da Unimed foram recebidos com festa para comemorar o prêmio.
 

Colaboradores da Unimed foram recebidos com festa para comemorar o prêmio.
 

Guilherme Kaufmann

Categoria: Unimed VTRP