Ouvidoria   

Unimed lança o InnovatiON, programa de conexão com startups

Cooperativa Médica busca soluções para oito desafios de negócio; inscrições vão até o dia 31 de maio

17 de maio de 2019

Presente em todo o Brasil, a Unimed é uma das maiores cooperativas de saúde do país, com 300 unidades em diversos cidades — entre elas, a Unimed VTRP. Atuando em 59 municípios dos vales do Taquari, Rio Pardo e região do Jacuí, a empresa lançou o InnovatiON, seu programa de conexão com startups. A iniciativa está estruturada para atender tanto demandas do negócio atual quanto a criação de novos processos por meio da geração de valor aos colaboradores, pacientes e cooperados.

“Nos últimos anos, a Unimed VTRP tem trabalhado em duas grandes frentes. A inovação e o estímulo a mudança de hábitos das pessoas. Nossa campanha Mude1Habito, trabalhada em todo Brasil pelo Sistema Unimed, incentiva as pessoas a mudarem hábitos, transformando a rotina e buscando mais qualidade de vida. Agora, com o InnovatiOn, estamos também buscando mudar hábitos, mas dentro do ambiente corporativo”, explica Aldo Pricladnitzki, presidente da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.

“A transformação digital impõe novas perguntas a todos os mercados, e estamos prontos para buscar novas respostas”, complementa.

Com o programa, a Cooperativa Médica priorizou oito desafios de negócio. Conheça cada um deles:

– Telemedicina para acesso a consultas
Atualmente os médicos cooperados atendem seus clientes de forma tradicional. É preciso que o paciente visite o consultório. A Unimed VTRP busca facilitar a interação entre eles, incluindo atendimento a distância e comunicação entre médicos de diferentes especialidades.

– Plataforma para venda multicanais
O modelo de vendas usado pela Unimed VTRP é presencial. A empresa deseja realizar vendas de forma mais rápida e prática. Para isso, busca uma plataforma que possibilite que o cliente compre pela web, em parceiros (representantes comerciais) ou por indicação de outros clientes.

– Acesso a população envelhecida
A Unimed VTRP desconhece o perfil e preferências dos clientes acima de 60 anos, o que dificulta o incentivo a adoção de melhores hábitos. A cooperativa deseja se aproximar deste público, com tecnologias que sejam intuitivas e que facilitem o acompanhamento e prevenção da saúde do cliente.

– Educação corporativa e compartilhamento de conteúdos
Atualmente, a Unimed VTRP promove eventos e transmissões de conteúdos aos clientes, cooperados e colaboradores. Com a ajuda da tecnologia, a empresa busca uma solução que centralize essas informações, permitindo que elas sejam facilmente compartilhadas entre os diversos públicos.

– Análises preditivas de contratos
A Unimed VTRP deseja encontrar uma solução capaz de cruzar as informaçõe de sistemas internos e entregar análises de perfil dos clientes. A ferramenta deve identificar os reais motivos de cancelamento de planos, auxiliando no aumento de retenção de forma estratégica.

– Gerenciamento da saúde a distância
Muitos pacientes não conseguem ir em uma das estruturas da Unimed para realizar consultas. A cooperativa deseja encontrar uma solução para ampliar os atendimentos a distância, sem aumentar outros custos fixos, como de equipe.

– Gestão de inadimplência
A Unimed VTRP também busca uma ferramenta que auxilie no gerenciamento de todo o processo de gestão de inadimplência, que seja flexível para implementação das regras de cobrança definidas pela cooperativa e principalmente, que possa ser integrada com o sistema contábil.

– Gamificação da saúde
Por fim, a empresa deseja encontrar uma plataforma que estimule o cliente a obter e manter bons hábitos de saúde, com a prática de exercícios, visitas regulares ao médico e alimentação saudável. A ferramenta também poderá bonificar o usuário pelo bom comportamento.

 

As etapas do programa

Startups de todo Brasil podem se inscrever para o  InnovatiON até o dia 31 de maio. Após o período de inscrições, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo selecionará até 20 startups para o Pitch Day. Depois, haverá um período de imersão em cada um dos desafios. As empresas que mais se destacarem poderão testar sua solução no ambiente da empresa. Por fim, os resultados serão avaliados para possível parceria comercial com a Unimed VTRP.

Para saber mais, acesse o site!

 

Categoria: InnovatiOn, Unimed VTRP