Ouvidoria   

Uniformes doados pela Unimed VTRP geram renda a grupo de voluntárias

Cooperativa Médica já repassou mais de 3,3 mil peças em três anos

11 de maio de 2011

Assim como os seus agasalhos velhos podem aquecer alguém neste inverno, uniformes gastos também podem ter utilidade para outras pessoas. Por isso, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) faz questão de doar as peças que não são mais usadas por seus colaboradores. Em três anos já foram repassadas mais de 3,3 mil peças ao Setor de Caridade da Paróquia São Cristóvão, de Lajeado, que promove brechós para manter financeiramente a entidade. 

Nas tardes de quinta-feira, um grupo de 25 a 30 voluntárias reúne-se na sede do Setor de Caridade para consertar ou reformar todo tipo de doação, que vai desde vestuário até móveis. No caso dos uniformes da Unimed VTRP, elas cortam o bordado de identificação da Cooperativa Médica nas camisas, blusões e casacos e, no lugar, costuram uma etiqueta ou pedaços de tecido. “Já as peças que não têm muita saída, como calças femininas e saias, aproveitamos para confeccionar a base de tapetes de fuxicos”, conta a coordenadora da entidade, Nadir Teresinha de Souza.  

Segundo ela, as roupas são vendidas a preços simbólicos, entre R$ 1 e R$ 10. Com a verba do brechó o grupo auxilia famílias da comunidade que não têm condições de comprar medicamentos. Também consegue pagar as contas de água e luz da entidade. No ano passado até realizaram uma reforma, com ampliação e pintura do prédio, além da instalação de ventiladores de teto.

Mas nem todas as peças são comercializadas nessas feiras populares. As sobras são doadas para famílias que possuem cadastro junto à igreja ou repassadas para o Centro Terapêutico São Francisco e para o Abrigo São Chico, ambos de Lajeado. ”Somos um elo nessa corrente. E o único dinheiro que temos para manter a casa provém da venda de roupas. Se não fossem as doações, não teríamos como prestar esse serviço”, comenta Nadir.

Segundo a gestora da área de Responsabilidade Socioambiental da Unimed VTRP, Jelci Southier, a doação dos uniformes – que acontece desde 2005 – é apenas uma das iniciativas da Cooperativa Médica em prol da comunidade. Outros projetos continuados – relacionados à saúde e educação – também contribuem para a promoção da cidadania e melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas.


Voluntárias reúnem-se uma vez por semana no Setor de Caridade da Paróquia São Cristóvão

Categoria: Unimed VTRP