Ouvidoria   

Seminário da Unimed VTRP discute sexualidade em Santa Cruz do Sul

Evento reuniu educadores e estudantes no anfiteatro da Unisc

21 de junho de 2011

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) realizou a segunda rodada do I Seminário de Sexualidade no anfiteatro da Unisc, em Santa Cruz do Sul, na noite de 16 de junho. O evento reuniu educadores de municípios do Vale do Rio Pardo e da região do Jacuí que já participam do Projeto Adolescer – iniciativa da Unimed VTRP que qualifica os professores e profissionais da saúde para tratarem do tema com o público jovem.
O diretor de Desenvolvimento da Cooperativa, médico Neori Gusson, saudou os participantes. Em uma breve exposição, o dirigente apresentou a Unimed VTRP e falou de seu compromisso com as práticas de responsabilidade socioambiental. A seguir, a ginecologista Renata Jucá, integrante do Projeto Adolescer, falou sobre a mobilização da Cooperativa para alinhar suas práticas aos objetivos do milênio e sobre como o Projeto Adolescer se insere nesse contexto. A seguir, os professores relataram experiências de suas escolas relacionadas ao tema e iniciativas que têm adotado para tratar do assunto.
A palestra “A diversidade da sexualidade”, apresentada pelo psicólogo Eduardo Saraiva, encerrou a programação. O palestrante destacou a importância da participação dos educadores na discussão do assunto. Em sua apresentação, Saraiva abordou temas como a diversidade sexual, homofobia e a abordagem que a sociedade faz desses assuntos.

Participação
As professoras da Escola Professor José de Oliveira Castilhos, de Venâncio Aires, Patrícia Manganelli e Leila Nyland Baierle, participam do Projeto Adolescer desde 2009. Leila, que é diretora do colégio, destaca que o trabalho contribuiu para o amadurecimento dos alunos. “Posso tratar com eles sobre qualquer assunto com naturalidade, de uma maneira leve e saudável”, salienta. A diretora também se sente mais preparada para tratar do tema agora. “O curso serviu para amadurecermos nossa forma de trabalhar o assunto sexualidade com os estudantes”, afirma.

Neori Gusson falou sobre o compromisso da Cooperativa com as práticas de responsabilidade socioambiental


Evento reuniu educadores de municípios do Vale do Rio Pardo e da região do Jacuí que já participam do Projeto Adolescer


Professoras de Venâncio Aires relatam que o projeto contribui para o amadurecimento dos alunos

Categoria: Unimed VTRP