Ouvidoria   

Sabia que a Unimed oferece coletores ecológicos para a comunidade?

Desde 2007, a Unimed VTRP disponibiliza para a comunidade Coletores Ecológicos. Desde 2018, em função da Lei da Logística Reversa, os equipamentos recebem exclusivamente medicamentos vencidos, frascos e blisters de medicamentos vazios.

05 de junho de 2019

 

O 5 de junho é marcado ao redor do planeta pela lembrança do Dia Mundial do Meio Ambiente. Para a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), atuar nas comunidades onde está inserida com responsabilidade social e buscar práticas mais sustentáveis é desafio diário. Entre as diversas ações realizadas pela Gestão da Sustentabilidade durante o ano, duas ganham destaque nesta data: os Coletores Ecológicos e a Campanha Eu Ajudo Na Lata.

Desde 2007, a Unimed VTRP disponibiliza para a comunidade Coletores Ecológicos. Desde 2018, em função da Lei da Logística Reversa, os equipamentos recebem exclusivamente medicamentos vencidos, frascos e blisters de medicamentos vazios.

“Se descartados incorretamente, as substâncias que estão nestes medicamentos podem contaminar o solo e a água. É um problema ambiental que não pode ser ignorado. É fundamental que as pessoas entendam que medicamento nunca deve ser colocados no lixo comum”, alerta Jelci Danieli, a Coordenadora de Gestão da Sustentabilidade da Unimed VTRP.

É importante lembrar que os Coletores Ecológicos da Unimed recebem medicamentos vencidos, blisters e frascos. As caixas de papel e bulas deverão ser descartadas em lixeiras para coleta de papel, e não nos coletores.

 

ANÉIS DE LATINHAS SE TRANSFORMAM EM SOLIDARIEDADE

 

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Unimed VTRP lembra também da campanha Eu Ajudo na Lata. Ela busca facilitar o livre acesso de pessoas com deficiência em nossas comunidades, e ainda promover a consciência sobre o futuro do planeta. E como a campanha funciona?

A comunidade doa os lacres, os famosos “anéis” das latinhas de alumínio, para a Unimed. O valor gerado pela venda destes lacres é totalmente revertido em cadeiras de rodas, que são doadas para instituições da região.

Desde 2012, quando a Cooperativa Médica aderiu a campanha, já foram arrecadados, e destinados corretamente para a reciclagem, mais de 3 toneladas de alumínio. E o valor de todo este material se transformou em 24 cadeiras de rodas, doadas para hospitais e instituições dos vales do Taquari, Rio Pardo e região do Jacuí.

E todos podem ajudar! Basta entregar os anéis de alumínio nos pontos de atendimento da Unimed VTRP. Para adquirir uma cadeira são necessários, em média, 180 quilos de alumínio, aproximadamente 300 garrafas pet de dois Litros cheias de lacres. Mais informações podem ser obtidas junto a área de Gestão da Sustentabilidade da Unimed VTRP pelo e-mail sustentabilidade@unimedvtrp.com.br.

 

ONDE ENTREGAR OS LACRES E ENCONTRAR OS COLETORES ECOLÓGICOS?

Procure um dos pontos de atendimento da Unimed VTRP:

Centro Clínico de Charqueadas – BR 401, quilômetro 19, 605, Centro
Espaço Viver Bem Encantado – Rua Duque de Caxias, 503, Sala 919, Centro
Ponto de atendimento de Estrela – Rua General Pereira, 315, Sala 105, Centro
Ponto de atendimento no Centro de Lajeado – Av. Benjamim Constant, 1058, Centro
Sede da Unimed em Lajeado – Av. Piraí, 155, Bairro São Cristovão
Núcleo de Atendimento Unimed Santa Cruz do Sul – Rua Sete de Setembro, 561, Centro
Ponto de atendimento em Santa Cruz – Rua Marechal Deodoro, 166, Centro
Ponto de atendimento em Taquari – Rua Sete de Setembro, 2437 – Sala 1 – Centro
Ponto de atendimento em Teutônia – Rua Santos Dumont, 957, Sala 101, Centro
Espaço Viver Bem Venâncio Aires – Rua Reinaldo do Schmaedecker, 1175, Centro


Imprensa Unimed VTRP

Fonte: AI – Unimed VTRP

Categoria: Unimed VTRP