Ouvidoria   

Que tal um chá na Festa das Cucas?

Dez sabores da bebida serão servidos gratuitamente no Espaço Unimed, no coreto do parque da Oktoberfest, durante todo o evento

01 de julho de 2014

Chás podem contribuir para o bom funcionamento do organismo

O chá, que é uma ótima pedida para aquecer os dias gelados de inverno, também pode contribuir para o bom funcionamento do organismo.

Pensando nisso, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) participará da 14ª Festa das Cucas, em Santa Cruz do Sul, servindo a bebida aos visitantes. O evento ocorrerá no parque da Oktoberfest, entre sexta-feira (dia 27) e domingo (dia 29).

Dez tipos diferentes de chá (veja o quadro) serão oferecidos gratuitamente no Espaço Unimed, que vai funcionar no coreto do parque. O ambiente, decorado em estilo vintage, irá dispor de mesas e cadeiras para que os visitantes possam degustar a bebida, saborear as cucas adquiridas na festa, bater um papo e relaxar. No local, estimulando hábitos de vida saudáveis, a Cooperativa distribuirá folhetos com uma receita de cuca integral.

A bebida e suas propriedades

Capim cidreira: é um aliado do sistema digestivo e ajuda no alívio de gases. Também serve de calmante, como se fosse um sedativo natural.
Hortelã: com aroma revigorante, serve como antifúngico, ajudando o organismo a eliminar bactérias ruins, principalmente do intestino. Melhora a digestão e combate a azia.

Alecrim: digestivo e muito usado no controle do peso, pois aumenta a sensação de saciedade. Tem ação anti-inflamatória, antifúngica e desintoxicante. É um tônico para o fígado.

Erva-doce: tem propriedades relaxantes, ajuda no combate a cólicas, gases e melhora a digestão.


Chá mate: tem ação termo gênica e antioxidante, por isso acelera o metabolismo e evita o envelhecimento precoce. Por conter cafeína, deve ser evitado por pessoas com hipertensão e gastrite.

Chá de canela: aliado no controle de diabetes, pois ajuda na redução da glicemia no sangue. Além disso, ajuda a diminuir a vontade de comer doces e melhora a circulação.

Chá de hibisco: atua no controle do colesterol e é diurético, capaz de fazer uma varredura de toxinas no organismo. Ajuda a eliminar gorduras e pode ser uma boa opção para hipertensos, porque tem menos cafeína que o chá verde, mas benefícios semelhantes.

Chá de gengibre: é um dos melhores anti-inflamatórios disponíveis na natureza. Atua no sistema digestivo contra cólicas e gases, combate a celulite, enjoos e náuseas.

Chá de limão: ajuda a deixar o pH do sangue dentro do nível alcalino, que é o ideal. Com esse nível estabilizado, não há perda desnecessária de nutrientes e todos os sistemas do corpo atuam da forma correta, garantindo uma saúde plena. O ideal é fazer o chá também com a casca, pois ela tem um alto poder de desintoxicação do organismo.

Chá de maçã: tem ação calmante, ajuda na digestão, é diurético e com efeito laxante.

Categoria: Unimed VTRP