Escola Guilherme Hildebrand fica em 1º lugar na...

Escola Teoboldo Closs, de Teutônia, fica em 1º... Unimed VTRP

Unimed VTRP realiza doação de 100 mechas de... Unimed VTRP

Que tal um chá na Festa das Cucas?

Dez sabores da bebida serão servidos gratuitamente no Espaço Unimed, no coreto do parque da Oktoberfest, durante todo o evento

01 de julho de 2014

Chás podem contribuir para o bom funcionamento do organismo

O chá, que é uma ótima pedida para aquecer os dias gelados de inverno, também pode contribuir para o bom funcionamento do organismo.

Pensando nisso, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) participará da 14ª Festa das Cucas, em Santa Cruz do Sul, servindo a bebida aos visitantes. O evento ocorrerá no parque da Oktoberfest, entre sexta-feira (dia 27) e domingo (dia 29).

Dez tipos diferentes de chá (veja o quadro) serão oferecidos gratuitamente no Espaço Unimed, que vai funcionar no coreto do parque. O ambiente, decorado em estilo vintage, irá dispor de mesas e cadeiras para que os visitantes possam degustar a bebida, saborear as cucas adquiridas na festa, bater um papo e relaxar. No local, estimulando hábitos de vida saudáveis, a Cooperativa distribuirá folhetos com uma receita de cuca integral.

A bebida e suas propriedades

Capim cidreira: é um aliado do sistema digestivo e ajuda no alívio de gases. Também serve de calmante, como se fosse um sedativo natural.
Hortelã: com aroma revigorante, serve como antifúngico, ajudando o organismo a eliminar bactérias ruins, principalmente do intestino. Melhora a digestão e combate a azia.

Alecrim: digestivo e muito usado no controle do peso, pois aumenta a sensação de saciedade. Tem ação anti-inflamatória, antifúngica e desintoxicante. É um tônico para o fígado.

Erva-doce: tem propriedades relaxantes, ajuda no combate a cólicas, gases e melhora a digestão.


Chá mate: tem ação termo gênica e antioxidante, por isso acelera o metabolismo e evita o envelhecimento precoce. Por conter cafeína, deve ser evitado por pessoas com hipertensão e gastrite.

Chá de canela: aliado no controle de diabetes, pois ajuda na redução da glicemia no sangue. Além disso, ajuda a diminuir a vontade de comer doces e melhora a circulação.

Chá de hibisco: atua no controle do colesterol e é diurético, capaz de fazer uma varredura de toxinas no organismo. Ajuda a eliminar gorduras e pode ser uma boa opção para hipertensos, porque tem menos cafeína que o chá verde, mas benefícios semelhantes.

Chá de gengibre: é um dos melhores anti-inflamatórios disponíveis na natureza. Atua no sistema digestivo contra cólicas e gases, combate a celulite, enjoos e náuseas.

Chá de limão: ajuda a deixar o pH do sangue dentro do nível alcalino, que é o ideal. Com esse nível estabilizado, não há perda desnecessária de nutrientes e todos os sistemas do corpo atuam da forma correta, garantindo uma saúde plena. O ideal é fazer o chá também com a casca, pois ela tem um alto poder de desintoxicação do organismo.

Chá de maçã: tem ação calmante, ajuda na digestão, é diurético e com efeito laxante.

Categoria: Unimed VTRP