Ouvidoria   

Promotor da Infância palestra em programa de voluntariado da Unimed VTRP

Evento reuniu colaboradores em Lajeado e Santa Cruz do Sul

17 de fevereiro de 2014

Diefenbach abordou a realidade de crianças e adolescentes que moram em casas-lares

Há 16 anos a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) incentiva os colaboradores a exercerem sua cidadania através de ações sociais em entidades da região. Mas foi em 2013 que a Cooperativa estruturou um programa de voluntariado empresarial, com a realização de capacitações para este grupo. A mais recente foi a palestra “Retratos de uma Realidade”, com o promotor da Infância, Meio Ambiente e Consumidor de Lajeado, Sérgio da Fonseca Diefenbach. Em Lajeado, o evento ocorreu na quarta-feira (16/04), e, em Santa Cruz do Sul, na segunda-feira (14/04), nos auditórios da Cooperativa.

Diefenbach falou sobre a realidade de crianças e adolescentes que vivem em casas-lares, para preparação dos voluntários que irão atuar nesses locais. Disse que estas instituições recebem desde recém-nascidos até jovens de 17 anos, em decorrência de três situações: aqueles à espera de uma reestruturação da família (por motivos como alcoolismo ou drogadição), aqueles que estão prontos para a adoção (judicialmente já tiveram rompido o vínculo com a família de origem) e, ainda, aqueles com destino indefinido em razão de um desses casos.

Atualmente, só em última hipótese o judiciário determina a colocação de crianças e adolescentes em instituições. Além disso, devem permanecer nesses locais pelo menor tempo possível. “Tentamos preservar o vínculo com a família, seja ela biológica ou não. Este é um direito fundamental: o direito à convivência familiar”, explicou o promotor. Aos interessados em atuar nas casas-lares, Diefenbach salientou que, tão importante quanto a iniciativa, é a regularidade das atividades desenvolvidas, para que não seja desfeito mais um laço afetivo na vida dessas crianças e adolescentes.

Cento e quarenta colaboradores estão inscritos no programa de voluntariado empresarial da Unimed VTRP. Eles são liberados duas horas por mês, dentro do expediente de trabalho, para desenvolverem oficinas nas entidades cadastradas junto à Cooperativa, por meio de uma parceria com a ONG Parceiros Voluntários. São contempladas 11 instituições de cinco municípios: Lajeado, Santa Cruz do Sul, Charqueadas, Encantado e Teutônia. Mas alguns voluntários participam de outras ações, como o Viva o Taquari Vivo e campanhas de doação de sangue.

Categoria: Unimed VTRP