Ouvidoria   

Programa de Voluntariado da Unimed VTRP beneficia entidades sociais

Cooperativa incentiva a participação de colaboradores em oficinas recreativas e educativas nos vales do Taquari, Rio Pardo e região do Jacuí

01 de setembro de 2015

Solidariedade, dedicação e doação. Estas são algumas das características de um voluntário, que escolhe fazer a diferença na vida de outras pessoas com pequenas atitudes. Seguindo esses princípios, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) incentiva a participação de seus colaboradores no Programa de Voluntariado Empresarial, desenvolvido pela Cooperativa desde 2012. A iniciativa, que conta com oficinas recreativas e educativas, beneficia nove entidades sociais dos vales do Taquari, do Rio Pardo e região do Jacuí, além dos bancos de sangue de Lajeado, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. As ações são lembradas nesta sexta-feira, dia 28 de agosto, data em que se celebra o Dia Nacional do Voluntariado.

 

Atualmente a Cooperativa conta com 158 voluntários cadastrados no programa, o equivalente a 30% do total de colaboradores. Para participar das ações, o colaborador é liberado duas horas por mês, podendo atuar em projetos ou atividades continuadas, no formato de oficinas, nas entidades sociais.  Em Santa Cruz do Sul, a instituição beneficiada é a Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor (Copame). São 14 voluntários que desenvolvem oficinas educativas de shantala, estimulação precoce, reforço escolar, recreação e contação de histórias. 

 

A colaboradora da área de Relacionamento com Clientes, Joice Fetter Kipper, faz parte deste grupo. Movida pelo sentimento de ajudar ao próximo, a voluntária dedica suas horas às oficinas desde 2013, e garante que a atividade traz recompensas. “É uma experiência gratificante e prazerosa. É realizar o trabalho por impulso solidário e espontâneo. Doar amor, carinho, dedicação e energia. Ganho muito mais em troca, como o contato humano, a convivência com pessoas diferentes, o aprendizado de coisas novas, a oportunidade de viver outras situações e, principalmente, a satisfação e o desejo de ajudar e fazer o bem a alguém”, destaca a colaboradora, que atua em oficinas de recreação, contação de histórias e reforço escolar na Copame. 

 

 

Cooperativa estimula a participação em causas sociais
Na Unimed VTRP, o voluntariado iniciou em 1998, com campanhas de doação de roupas, brinquedos e produtos de higiene. Os colaboradores voluntários faziam a entrega em um momento de integração com as pessoas assistidas pelas entidades sociais.

 

Essa forma de atuação evoluiu e, em 2012, a Cooperativa criou um programa de voluntariado empresarial. A Unimed VTRP libera as horas e fornece os recursos necessários para o desenvolvimento das atividades. Os colaboradores, por sua vez, se organizam e planejam as atividades junto às entidades. Em todas as ações de voluntariado desenvolvidas pela Cooperativa, os médicos cooperados também são convidados a participar.

 

Antes da atuação, os voluntários participam de uma capacitação e realizam uma visita na entidade, com o objetivo de conhecer a realidade. Os voluntários assumem o compromisso de cumprimento da agenda estipulada e sigilo das informações. “A Cooperativa tem como filosofia o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade. Da mesma forma como atua em projetos socioambientais, convida o seu público interno a ser voluntário e desenvolver ações que possam, de alguma forma, ser parcela de uma mudança para um mundo melhor”, enfatiza a coordenadora da área de Gestão de Sustentabilidade da Unimed VTRP, Jelci Danieli Southier. 
 
 
Dia Nacional do Voluntariado 
Instituído pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, pelo então Presidente da República, José Sarney, o Dia Nacional do Voluntariado busca reconhecer e destacar o trabalho das pessoas que doam tempo, trabalho e talento, de maneira voluntária, para causas de interesse social e para o bem da comunidade. O dia 28 de agosto é celebrado anualmente.

Categoria: Unimed VTRP