Ouvidoria   

Programa da Unimed VTRP recebe certificado ambiental

Coletores ecológicos são disponibilizados nos pontos de atendimento da Cooperativa nos vales do Taquari e do Rio Pardo e região do Jacuí

03 de junho de 2011

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) tem um motivo a mais para registrar, neste domingo (05/06), a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente. A Cooperativa Médica foi uma das 12 organizações agraciadas pela Prefeitura de Triunfo com o Certificado de Compromisso Ambiental, entregue àquelas que no ano passado realizaram alguma ação em prol do meio ambiente. O evento ocorreu na última quinta-feira (02/06), na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença da colaboradora Shirley Amador Giongo.

A Cooperativa foi reconhecida pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos, através do qual são disponibilizados à comunidade 26 coletores ecológicos – espalhados por diferentes pontos de atendimento da Unimed VTRP nos vales do Taquari e do Rio Pardo e região do Jacuí. Nestas caixas podem ser depositadas pilhas, baterias, remédios vencidos, seringas, agulhas, aparelhos celulares e cartões magnéticos. A única recomendação, por uma questão de segurança, é que as pessoas cortem ou quebrem os cartões antes de descartá-los. Os materiais são recolhidos por uma empresa de Santa Cruz do Sul e levados para reciclagem ou para aterros licenciados.

Atenta à importância de manter iniciativas social e ambientalmente responsáveis, desde 2007 a Unimed VTRP desenvolve o Programa de Gerenciamento de Resíduos. No ano passado, ele evitou que 13.450 litros de resíduos fossem lançados indevidamente na natureza. Já neste ano, no primeiro trimestre, o volume depositado nas caixas chegou a 2.775 litros. Cada uma dessas caixas foi confeccionada com três mil embalagens tetra pak. Além de ser mais resistente que o papelão, também contribui para que essas embalagens não sejam descartadas no meio ambiente.

 

Onde estão os 26 coletores

– Nos 13 escritórios regionais da Unimed VTRP

– No Núcleo de Atendimento Unimed, em Lajeado, junto ao Hospital Bruno Born

– No Centro Clínico Unimed, em Charqueadas

– Nas quatro unidades do Espaço Vida (Lajeado, Santa Cruz do Sul, Encantado e Venâncio Aires)

– No hospital Ana Nery (Santa Cruz do Sul)

– Nas duas farmácias Unimed (Lajeado e Santa Cruz do Sul)

– No SOS Unimed, em Lajeado

– Nas duas estruturas do Unifácil (Estrela e Santa Cruz do Sul)

– Há um coletor itinerante utilizado em eventos.

 

 


Colaboradora representou a Unimed VTRP na entrega do reconhecimento

 


No ano passado, a comunidade depositou 13.450 litros de resíduos nos coletores da Cooperativa

Categoria: Unimed VTRP