Campanha Atitude na Veia aumenta em 23% doações...

Lives: entretenimento e qualidade de vida para a...

Unimed VTRP conquista nota máxima no IDSS pelo...

Programa da Unimed VTRP recebe certificado ambiental

Coletores ecológicos são disponibilizados nos pontos de atendimento da Cooperativa nos vales do Taquari e do Rio Pardo e região do Jacuí

03 de junho de 2011

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) tem um motivo a mais para registrar, neste domingo (05/06), a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente. A Cooperativa Médica foi uma das 12 organizações agraciadas pela Prefeitura de Triunfo com o Certificado de Compromisso Ambiental, entregue àquelas que no ano passado realizaram alguma ação em prol do meio ambiente. O evento ocorreu na última quinta-feira (02/06), na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença da colaboradora Shirley Amador Giongo.

A Cooperativa foi reconhecida pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos, através do qual são disponibilizados à comunidade 26 coletores ecológicos – espalhados por diferentes pontos de atendimento da Unimed VTRP nos vales do Taquari e do Rio Pardo e região do Jacuí. Nestas caixas podem ser depositadas pilhas, baterias, remédios vencidos, seringas, agulhas, aparelhos celulares e cartões magnéticos. A única recomendação, por uma questão de segurança, é que as pessoas cortem ou quebrem os cartões antes de descartá-los. Os materiais são recolhidos por uma empresa de Santa Cruz do Sul e levados para reciclagem ou para aterros licenciados.

Atenta à importância de manter iniciativas social e ambientalmente responsáveis, desde 2007 a Unimed VTRP desenvolve o Programa de Gerenciamento de Resíduos. No ano passado, ele evitou que 13.450 litros de resíduos fossem lançados indevidamente na natureza. Já neste ano, no primeiro trimestre, o volume depositado nas caixas chegou a 2.775 litros. Cada uma dessas caixas foi confeccionada com três mil embalagens tetra pak. Além de ser mais resistente que o papelão, também contribui para que essas embalagens não sejam descartadas no meio ambiente.

 

Onde estão os 26 coletores

– Nos 13 escritórios regionais da Unimed VTRP

– No Núcleo de Atendimento Unimed, em Lajeado, junto ao Hospital Bruno Born

– No Centro Clínico Unimed, em Charqueadas

– Nas quatro unidades do Espaço Vida (Lajeado, Santa Cruz do Sul, Encantado e Venâncio Aires)

– No hospital Ana Nery (Santa Cruz do Sul)

– Nas duas farmácias Unimed (Lajeado e Santa Cruz do Sul)

– No SOS Unimed, em Lajeado

– Nas duas estruturas do Unifácil (Estrela e Santa Cruz do Sul)

– Há um coletor itinerante utilizado em eventos.

 

 


Colaboradora representou a Unimed VTRP na entrega do reconhecimento

 


No ano passado, a comunidade depositou 13.450 litros de resíduos nos coletores da Cooperativa

Categoria: Unimed VTRP