Ouvidoria   

Programa da Unimed VTRP é apresentado em evento nacional

19 de dezembro de 2013


A psicóloga Daniela Graef com as médicas Silvia Regina Dartora e Renata Jucá


No XIV Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, realizado na semana passada no Rio de Janeiro, foi apresentado o Programa Adolescer, que é desenvolvido pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). As médicas Silvia Regina Dartora e Renata Jucá, com a psicóloga Daniela Graef, compartilharam com os participantes informações sobre a metodologia do programa, que cumpre um papel social relacionado à saúde e ao futuro de adolescentes.

O Adolescer tem por objetivo levar a educação sexual a alunos de escolas públicas e privadas, por meio de encontros temáticos, no turno inverso ao escolar. Primeiro os professores são capacitados para tratar do assunto e depois os adolescentes participam dos encontros com a equipe da Unimed. Em alguns momentos os pais também são chamados para atividades. O programa existe desde 2007 e já passou por 26 escolas, envolvendo 337 professores, 419 adolescentes e 308 pais.

Entre os resultados do Adolescer, as profissionais constatam uma melhora do relacionamento e diálogo de pais e adolescentes; maior preocupação dos adolescentes em relação à gravidez precoce e às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s); e uma postura mais madura, tanto de alunos como de professores, na forma de encarar o tema sexualidade.

Outras informações sobre o programa podem ser obtidas no www.unimedvtrp.com.br/sexualidade.

Categoria: Unimed VTRP