Ouvidoria   

Prazos máximos para atendimentos entram em vigor em dezembro

Operadoras de planos de saúde como a Unimed VTRP devem se adequar às exigências

12 de dezembro de 2011

A partir de 19 de dezembro, as operadoras de planos de saúde deverão garantir a seus clientes o acesso a procedimentos e serviços dentro de um prazo máximo (confira a tabela de acordo com as especialidades e procedimentos). A determinação foi imposta pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A iniciativa entraria em vigor em 18 de setembro, por determinação da RN 259. O prazo foi prorrogado pela RN 268 para que as operadoras pudessem se adequar. A RN 268, além de prorrogar a entrada em vigor das determinações, modificou alguns de seus dispositivos.

Segundo a resolução, as operadoras devem garantir ao cliente acesso a todos os serviços e procedimentos ajustados em contrato dentro do prazo estipulado pela agência. Antes de a resolução entrar em vigor, a Unimed VTRP já auxiliava clientes que apresentavam dificuldades em acessar algum serviço. O SAC 24h (0800 051 1166) já orientava para o agendamento com especialistas e outros procedimentos e serviços. A partir de agora, a área de Relacionamento com Clientes assumirá a tarefa de orientar para atendimento dentro dos prazos exigidos pela ANS. Sempre que um cliente não conseguir agendar uma consulta ou procedimento, deverá entrar em contato com a área de Relacionamento com Clientes da Unimed, nos pontos de atendimento pessoal ou por telefone – pelo SAC 24h. Quando isso ocorrer, a Unimed VTRP informará ao cliente toda a rede disponível para o serviço que ele busca e o auxiliará a identificar um profissional para o atendimento.

É importante destacar que a RN garante o atendimento na especialidade e no serviço solicitado e não com o cooperado ou prestador de preferência do cliente. Sempre que enfrentar alguma dificuldade, ele deve entrar em contato com a Unimed VTRP para que o SAC possa auxiliá-lo.

 

 

Especialidades/Serviços

Prazo

Pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia

Até sete dias úteis

Demais especialidades médicas

Até 14 dias úteis

Consultas/sessões com fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta

Até 10 dias úteis

Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial

Até três dias úteis

Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial

Até 10 dias úteis

Procedimentos de alta complexidade – PAC

Até 21 dias úteis

Atendimento em regime de hospital-dia

Até 10 dias úteis

Atendimento em regime de internação eletiva

Até 21 dias úteis

Urgência e emergência

Imediato

Categoria: Unimed VTRP