Ouvidoria   

Práticas de responsabilidade social garantem à Unimed VTRP reconhecimento nacional

Cooperativa foi uma das 13 premiadas entre as 230 inscritas

27 de junho de 2012

A assistente da área de Responsabilidade Socioambiental da Unimed VTRP, Jelci Southier, representou a Cooperativa na entrega da premiação

CRÉDITO DA FOTO: SILVIO SIMÕES

Pelo terceiro ano consecutivo, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) conquistou o nível máximo no Selo de Responsabilidade Social da Unimed Brasil. Entre as 230 Unimeds inscritas em todo o país, a Cooperativa Médica sediada em Lajeado foi uma das 13 premiadas durante o seminário nacional realizado em Goiânia, de 13 a 15 de junho. O estágio 4 no selo garantiu à Unimed VTRP a láurea de Honra ao Mérito, atestando que a Cooperativa segue o padrão desejado no Sistema Unimed em relação às práticas de responsabilidade social.

 

Para a Unimed VTRP, a premiação é o resultado do trabalho desenvolvido com os públicos com os quais se relaciona, baseado na ética e no respeito. “O investimento da Cooperativa em responsabilidade socioambiental se dá pelo entendimento do seu papel social e da cooperação, visando um mundo mais sustentável, pensando na otimização dos recursos naturais e no desenvolvimento das pessoas e da comunidade”, explica a assistente da área de Responsabilidade Socioambiental da Unimed VTRP, Jelci Southier, que representou a Cooperativa na entrega da premiação.

 

Recentemente a Unimed VTRP reestruturou os programas, projetos e ações desta área, conferindo a eles uma identidade única: o Programa Dominó. “A escolha deste nome se deu por ser um jogo de construção coletiva, no qual cada jogador coloca uma peça no respectivo lugar, combinando com a pedra seguinte, podendo-se construir diferentes caminhos. Sendo assim, o desafio é jogar o ‘dominó da vida’, no qual cada um tem uma missão e uma força fundamental, necessárias para traçar os caminhos do jogo e novos caminhos de cidadania”, analisa Jelci.

 

O Dominó está dividido em três temas: Cidadania e Educação, que engloba o Programa Cuidar e Viver (concede consultas gratuitas a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social), o Programa Adolescer (trabalha a sexualidade na escola, envolvendo estudantes, professores e a família), o Projeto FormAção (capacitação de colaboradores voluntários da Unimed VTRP) e ações sociais em geral; Cultura e Lazer, com o Grupo de Teatro Zip-Zap; e Ambiental, que inclui o Programa de Consumo Consciente e o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde (entre outras iniciativas, disponibiliza à comunidade coletores ecológicos para o descarte correto de pilhas, baterias, remédios vencidos, seringas, agulhas, aparelhos celulares e cartões magnéticos).

Categoria: Unimed VTRP