Ouvidoria   

Para Unimed VTRP, cultura também é saúde

Ação na Feira do Livro de Lajeado incentiva leitura

10 de agosto de 2011

A jornalista Mariana encontrou um exemplar do livro

A Unimed VTRP chamou atenção de uma forma diferente para a 6ª Feira do Livro de Lajeado. Na última terça-feira, dia 9, a cidade amanheceu repleta de livros “esquecidos” em diferentes lugares. A Cooperativa Médica espalhou cerca de 150 exemplares do livro “A Favor do Vento”, do patrono da feira Duca Leindecker. Junto ao livro, um bilhete com os dizeres “Achei você! Me leva pra casa? Sou um presente da Unimed para você”.

A jornalista Mariana Bechert encontrou o livro sob a mesa do local onde almoçou na terça-feira. Chegou a questionar outras pessoas que estavam no local se alguém havia esquecido, e ficou surpresa e contente quando leu o bilhete dizendo que era um presente, tanto que reproduziu a notícia no seu blog (http://cronicavida.blogspot.com/2011/08/o-encontro-com-o-livro.html), twitter e outras mídias sociais. “As pessoas dizem que nunca mudaremos o mundo. Mas isso acontece com iniciativas como a da Unimed. Essa me animou, por gostar de leitura e por me oportunizar conhecer uma das obras do patrono da Feira do Livro de 2011. E espero que o hábito de outras pessoas mudem com atitudes sustentáveis como essa”, diz.

A ação foi inspirada em uma campanha semelhante, realizada em São Paulo há alguns anos durante a semana do livro. O diretor de Marketing da Unimed VTRP, Paulo Jucá, lembra que a cooperativa tem uma parceria de muitos anos com o SESC, que envolve eventos artísticos e culturais. “Entendemos que cultura também é saúde, por isso promovemos a ação. Além de divulgar a feira do livro, incentivamos o hábito da leitura de uma maneira inusitada. Dada a repercussão positiva da ação, poderemos repetí-la em outros momentos”, enfatiza o diretor.

Outra ação cultural da Unimed VTRP na feira é a apresentação da peça Os Saltimbancos, do Grupo teatral Zip-Zap, no sábado, dia 13. A encenação começa às 15h no Palco do Pavilhão 1 do Parque do Imigrante, durante a Feira do Livro. “Convidamos o público a prestigiar o grupo, que é integrado por colaboradores da Unimed”, ressalta Paulo Jucá. O Zip-Zap foi fundado em 2008 com o objetivo de transmitir, de maneira lúdica, mensagens que instigam a reflexão de temáticas que fazem parte do cotidiano e das relações das pessoas.

Já nos dias 13 e 14 de agosto acontece a exposição de peças produzidas com material reciclado pelos alunos da oitava série do Colégio São Luis, de Santa Cruz do Sul. Utilizando garrafas pet, tampinhas plásticas de garrafa e argolas de latas de bebidas, entre outros materiais, os alunos estão confeccionando peças que serão afixadas em outdoors da Unimed VTRP. Os outdoors serão instalados nas cidades de Fazenda Vilanova e Venâncio Aires a partir de setembro de 2011 e ficarão expostos até o final do ano que vem. O trabalho está sendo coordenado pela professora de Arte Anete Schuenke Schmitt, dentro do Ecoprojeto, iniciativa da escola para discutir sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

A 6ª Feira do Livro de Lajeado acontece de 6 a 14 de agosto no Parque do Imigrante, e conta ainda com outras apresentações culturais, encontros com escritores, lançamento de livros, saraus, palestras, hora do conto, feira e workshop de artesanato, exposição e comercialização de livros, entre outras atrações. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Lajeado e do Sesc RS, com apoio da Unimed VTRP, Univates, Corsan e Mãos de Ouro.

Categoria: Unimed VTRP