Ouvidoria   

Palestra desvenda mitos e verdades sobre sexualidade

Na Feira do Livro de Lajeado adolescentes participaram de programação da Unimed

18 de outubro de 2013

A psicóloga Daniela Graef e a médica Silvia Regina Dartora conduziram as explicações na palestra da manhã

 

Homossexualidade é uma escolha? A menina pode lavar os cabelos no período menstrual? Apenas os meninos precisam saber tudo sobre sexo? Essas e outras questões foram apresentadas nesta sexta-feira (11/10) nas duas palestras sobre sexualidade realizadas na Feira do Livro de Lajeado, no Parque Histórico. Os adolescentes que participaram da programação receberam placas com a indicação de “Mito” e “Verdade” para opinar a cada sentença exposta.


As explicações foram conduzidas pelas médicas Letícia Leite e Silvia Regina Dartora e pela psicóloga Daniela Graef, integrantes do Programa Adolescer. Trata-se de uma iniciativa da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) que repassa orientações de educação sexual para adolescentes de escolas públicas e privadas da região. A palestra foi estruturada com base nas dúvidas que chegam até as profissionais nas atividades do programa.


Durante as palestras na feira, uma das questões que mais dividiu os alunos foi: “Antes de ter sua primeira menstruação, a menina pode ficar grávida?”. Segundo Daniela isso é possível. “Nós não sabemos quando ocorrerá a primeira menstruação. Se a menina tiver uma relação sexual justamente naquele mês em que ficaria, pode acontecer de ela engravidar”, explicou a psicóloga.


Outro tópico que gerou dúvida foi relacionado às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Nem todos os estudantes sabiam que algumas destas patologias, como Aids e hepatite, no início não apresentam sintomas. Para João Guilherme Flores Rodrigues, 13 anos, aluno da 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Sereno Hugo Wolkmer, de Estrela, a palestra foi bem importante. “Aprendemos a nos proteger”, resumiu ele.


Os jovens interessados em esclarecer dúvidas sobre sexualidade podem entrar em contato com o Programa Adolescer pelo hotsite www.unimedvtrp.com.br/sexualidade. No link Fale Conosco têm a opção de enviar perguntas que serão respondidas pelos profissionais participantes do programa. Não é necessário se identificar.


 


Os adolescentes receberam placas com a indicação de “Mito” e “Verdade” para opinar a cada sentença exposta

Categoria: Unimed VTRP