Veja a programação da Casa Unimed na 35ª...

X Simpósio de Medicina da Unimed VTRP liga Vale...

Unimed VTRP estimula a mudança de hábitos com...

Na Feira da Cooperação, consumidores decidiram quanto pagar pelos produtos agroecológicos

Unimed VTRP, Sicredi VRP e Sicredi VT doaram valor arrecadado com ação do Dia C para instituições locais

23 de julho de 2018

 

Em 2018, mais uma vez Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), Sicredi Vale do Rio Pardo (Sicredi VRP) e Sicredi Vale do Taquari (Sicredi VT) uniram forças no Dia C – Dia de Cooperar. Na Feira da Cooperação, as instituições inovaram, e ofereceram para as comunidades de Lajeado e Santa Cruz do Sul feiras com produtos agroecológicos locais com uma novidade que surpreendeu muita gente: não houve ninguém cuidando do caixa. As pessoas chegavam, pegavam os produtos, conferiam os preços, e deixavam o valor em uma caixinha, ao lado da mesa com os alimentos. Os conceitos sustentabilidade e confiança trabalhados na prática.

LEIA MAIS:

Unimed VTRP e Sicredi VRP realizam doação para a Copame

Unimed VTRP e Sicredi VT realizam doação para Slan e Saidan

No Vale do Taquari, a Feira da Cooperação foi realizada no dia 30/06, na Avenida Piraí, em Lajeado, em frente às sedes da Unimed VTRP e do Sicredi VT, e além de oferecer à população alimentos agroecológicos de produtores locais, a comunidade participou ativamente. Estiveram presentes entidades sociais de Lajeado e região, como o Centro Ello, que reúne a Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil), a Associação de Surdos de Lajeado (Asla) e a Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev); o Projeto Mesa Brasil do Sesc, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Lajeado e a Associação dos Moradores do Bairro São Cristóvão.

No Vale do Rio Pardo, a Feira da Cooperação foi realizada no dia 06/07, no Shopping Santa Cruz, e contou com alimentos agroecológicos da Coopersanta e produtores locais.

DOAÇÕES PARA SLAN, SAIDAN E COPAME

Todos os valores arrecadados com as ações do Dia C foram doados para instituições regionais nos dias 05/07, 11/07 e 20/07. Em Lajeado, a doação do valor arrecadado com o Dia C foi dividida entre a Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) e a Associação de Assistência à Infância e à Adolescência (Saidan), com a presença de representantes da Unimed VTRP e do Sicredi VT. Em Santa Cruz do Sul, representantes da Unimed VTRP e do Sicredi VRP repassaram os valores financeiros para a Associação Comunitária Pró Amparo do Menor (Copame).

Além dos recursos financeiros, os alimentos que não foram comercializados durante as edições da Feira da Cooperação também foram repassados para o Programa Mesa Brasil do Sesc. Em Lajeado, os alimentos foram distribuídos entre o Abrigo São Chico, a Apae, a Vovolar, a Slan – Centro Lenira e a Aapecan. Em Santa Cruz do Sul, as frutas, verduras e legumes agroecológicos foram doados para a Casa da Criança.

Na doação à Slan e Saidan, a coordenadora de Gestão da Sustentabilidade da Unimed VTRP, Jelci Danieli, lembrou do propósito das ações. “O Dia C é uma grande corrente do bem, e isso foi visto em Lajeado e Santa Cruz do Sul. Realizamos esta doação para a Slan e para a Saidan, pois as pessoas que participaram do evento indicaram estas instituições”, salientou.

Conforme a coordenadora de Comunicação e Marketing do Sicredi VT, Josiane Prietsch, o Dia C é uma oportunidade das cooperativas mostrarem um pouco do trabalho que realizam junto das comunidades. “Essa é a essência do cooperativismo na prática. Uma oportunidade de multiplicar o bem”, pontuou.

Por parte da Slan, a coordenadoras administrativo e pedagógica, Sandra Regina Pretto, agradeceu a lembrança da comunidade. “Toda ajuda é sempre bem-vinda. Enfrentamos situações desafiadoras diariamente, e este apoio é fundamental”, garantiu.

VALE DO RIO PARDO

Na doação realizada em Santa Cruz, o presidente do Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry, enalteceu a participação da comunidade no ato. “Ninguém cuidou do caixa durante a feira. Cada pessoa pegava o alimento, olhava o preço e colocava o dinheiro no caixa. Foi possível enxergar mais uma vez os valores da honestidade dos cidadãos da nossa região”, avaliou.

O vice-presidente do Sicredi VRP, Pedro Carlos Thessing, enfatizou a relevância do trabalho da Copame em Santa Cruz do Sul e na região. “Ao indicar as doações para a entidade, a comunidade mostra que entende o trabalho e ainda presta este suporte, para tantas crianças”, afirmou.

Por parte da Copame, estiveram presentes os conselheiros Pâmella Scholante Rockenbach e João Aurélio Fagundes. “Atualmente, estamos atendendo 46 crianças. É um número próximo da nossa capacidade máxima, por isso, toda ajuda é bem-vinda”, garantiu Pâmela. “Precisamos deste auxílio, pois como cuidamos de recém-nascidos, nossa estrutura se torna bastante completa”, finalizou Fagundes.

Nas duas edições das Feiras da Cooperação, foram trabalhados de maneira prática cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: consumo e produção responsáveis; saúde e o bem-estar; cidades e comunidades sustentáveis; paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação.

Além da feira da Cooperação, a Unimed VTRP também contribuiu com o Dia c do Sistema Unimed, a nível estadual, com a campanha Doador Fiel, estimulando aos colaboradores para a doação de sangue.


AI – Unimed VTRP

Fonte: AI – Unimed VTRP

Categoria: Unimed VTRP