Ouvidoria   

Inscrições para programa de conexão com startups da Unimed VTRP se encerram neste sábado, 15/02

InnovatiOn Unimed busca empreendedores que apresentem soluções para oito desafios

12 de fevereiro de 2020

Startups interessadas em participar da segunda edição do programa de conexão realizado pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) tem poucos dias para confirmar presença na seleção. O InnovatiOn Unimed recebe inscrições até esta sexta-feira, 15/02. Todas as informações estão disponíveis no site do programa.

O regulamento e o formulário para envio das informações também se encontram neste local. O objetivo do InnovatiOn Unimed é encontrar soluções para oito desafios, que poderão melhorar ainda mais a experiência dos mais de 236 mil clientes da Cooperatica Médica com sede em Lajeado (RS).

Nessa terça-feira, 11/02, com apoio da Innoscience Consultoria, a Unimed VTRP realizou um Webinar, explicando em detalhes o cronograma e cada um dos desafios. Dúvidas como quais os valores que podem ser investidos nos pilotos das startups, sobre a propriedade intelectual das ideias e sobre quantos empreendedores participarão do Pitch Day foram respondidas na transmissão ao vivo. O conteúdo, na íntegra, pode ser acessado no Youtube da Unimed VTRP.

“A inovação tem sido trabalhada com mais força aqui na Unimed VTRP há três anos. A partir da primeira edição do InnovatiOn, que aconteceu no ano passado, percebemos os potenciais ao apostar na inovação aberta no mercado, buscando auxílio das startups para solucionar os nossos desafios. Estamos empolgados com essa evolução, pois tem sido benéfico para Unimed e para as startups”, lembrou a Superintendente Executiva da Unimed VTRP, Rosilene Knebel.

A percepção é semelhante a do Superintendente de Provimentos em Saúde da Unimed VTRP, Luiz Carlos da Silva Jr. “As expectativas estão bastante altas para a segunda edição do programa. Estamos cada vez mais próximos das startups. Entendemos que compartilhar a busca por soluções é um bom caminho para todos. E o futuro com inovação só tende a aumentar esta dinâmica”, assegurou.

De 2019 para cá, colocamos em prática o Labs VTRP, uma iniciativa estruturada para tocar projetos de inovação e buscar novas possibilidades de negócios. O InnovatiOn com certeza é o caminho mais rápido para realizar esta aproximação. Nosso objetivo é fomentar cada vez mais a inovação em todas as áreas da Cooperativa”, afirmou o Head de Inovação da Unimed VTRP, Fernando Eisele.

Podem participar do InnovatiOn Unimed empreendedores que tenham aderência aos desafios e que possuam um Produto Mínimo Viável (MVP, em Inglês) desenvolvido e validado, ou mesmo que já tenham seu produto ou serviço disponível no mercado.

Experiência aprovada por quem participou

Já na primeira edição, que aconteceu em 2019, o InnovatiOn Unimed contou com a inscrição de mais de 170 startups, de diversos estados brasileiros. Destas, 23 apresentaram suas ideias no Pitch Day e oito finalizaram o programa de conexão com a execução dos pilotos dos desafios, que durou três meses. Entre as participantes esteve a Cori Saúde, de Minas Gerais.

“Decidimos nos inscrever logo que vimos que uma operadora tão grande abriu as portas para a inovação. O mercado de saúde é tradicional e normalmente temos dificuldade de acessá-lo, principalmente por sermos uma startup de validação de produto”, explica Dante Nolasco, CTO (Diretor de Tecnologia).

“Com o InnovatiOn conseguimos não só validar nosso produto, como encontramos um ambiente, em um meio tradicional, completamente aberto à inovação. Percebemos que todos que estavam trabalhando com a gente estavam muito alinhados no conceito de inovação. Isso nos surpreendeu muito”, complementa.

No vídeo abaixo é possível ver o relato da Cori Saúde e de outras startups participantes do InnovatiOn Unimed:

O que é o InnovatiOn Unimed?

Criado para atender tanto demandas do negócio atual quanto a criação de novos produtos e serviços, o InnovatiOn Unimed é realizado em Lajeado (RS), distante 115 quilômetros de Porto Alegre. Para fomentar a maior diversidade possível de inscritos, a Unimed VTRP oferece apoio e suporte às startups participantes.

O objetivo do InnovatiOn Unimed também é trazer eventos que possam impactar positivamente a região. Depois da etapa de inscrições, que se encerra dia 15 de fevereiro, o programa contará com um filtro para definir quais startups apresentam um bom potencial de soluções aos desafios propostos. As selecionadas participam do Pitch Day, no dia 4 de março, na sede da Cooperativa em Lajeado, em que os empreendedores selecionados apresentarão seus projetos para uma banca formada pela gestão da Unimed VTRP e por referências em inovação nos vales do Taquari e Rio Pardo.

Os finalistas terão a oportunidade de participar da semana de imersão com equipes da Unimed VTRP, conhecendo a fundo os desafios, e iniciando o desenvolvolvimento das soluções internamente, dentro do ambiente corporativo da Cooperativa Médica.

O regulamento e as inscrições são encontradas exclusivamente no site do programa: http://bit.ly/InnovatiOn_UnimedVTRP.

Os 8 desafios lançados na 2ª edição do InnovatiOn Unimed

Autorização de atendimento e procedimentos

Vida médica do cliente

Monitoramento da população 60+

Medicina Preditiva

Novos modelos de acesso à saúde

Disponibilidade de agenda do cliente

Auditoria de contas hospitalares

Exames complementares para diagnóstico

Quem pode participar?

Startups de todo o Brasil podem participar. Todas as informações estão no regulamento, que pode ser acessado no site do programa (http://bit.ly/InnovatiOn_UnimedVTRP). Podem participar empreendedores que tenham aderência aos desafios e que possuam um Produto Mínimo Viável (MVP, em Inglês) desenvolvido e validado, ou mesmo que já tenham seu produto ou serviço disponível no mercado. Não importa o tipo de solução ou tecnologia nem onde a startup esteja localizada.

Por isso, é importante observar que o InnovatiOn Unimed não é um programa de ideias, e sim de busca por soluções já testadas.

As datas da 2ª edição do InnovatiOn Unimed

até 15/02 – Inscrições pelo site

21/02 – Divulgação das selecionadas

04/03 – Pitch Day

16, 17 e 18/03 – Semana de Conexão

30/03 até 30/06 – Piloto

Categoria: InnovatiOn, Unimed VTRP