Ouvidoria   

Imaginamente comemora 1 ano de vida

Clínica especializada no atendimento a pessoas com TEA já atendeu mais de 230 famílias

14 de abril de 2022

O espaço para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) imaginarem, brincarem, aprenderem e se desenvolverem está completando 1 ano. Nesta quinta-feira, 14/04, o Espaço Imaginamente comemora seu primeiro aniversário com muitos motivos para celebrar.

“Neste primeiro ano de vida, o Espaço Imaginamente já acolheu mais de 230 famílias”, lembra a analista Viviane Molinaro dos Reis. 

Assim como as famílias e crianças que utilizam o espaço, o Imaginamente também se transformou nestes 12 meses. Foram feitas constantes melhorias de adequação do espaço e do processo de trabalho. Tudo para oferecer atendimento de qualidade aos clientes. 

“A clínica passou por reformulações, tendo sido ampliada a recepção do local, que conta com bancada de trabalho para os responsáveis enquanto aguardam as crianças nas terapias. Além disso, o espaço conta com uma ante sala e mais quatro salas de atendimento e com a chegada de novos profissionais que passam a integrar a equipe para atendimento à crescente demanda”, complementa Viviane.

PIPOCA E BALÕES COLORIDOS

Para comemorar este primeiro ano, a porta de entrada do Espaço Imaginamente recebeu uma decoração especial, com um pórtico de balões coloridos. O teto da recepção também foi decorado com balões nas cores do espaço.

Joguinhos de memória, também utilizados para a atividade de parear figuras iguais, foram especialmente produzidos como brinde para as crianças para comemorar o primeiro ano da clínica.

“O Espaço Imaginamente representa entrega para os clientes e comunidade de um serviço inovador e qualificado, com estrutura específica e apropriada para atendimentos e acompanhamento do TEA. A equipe interdisciplinar qualificada é um diferencial, uma vez colhidos relatos emocionados de famílias acompanhadas no Espaço. A intervenção para o TEA é pensada e organizada de forma minuciosa, individual e adequada para cada caso, sendo as conduções dos profissionais realizadas com muito carinho e apropriação de conhecimentos na área”, finaliza Viviane.

UM ESPAÇO PARA SONHAR

Quem entra no Espaço Imaginamente se encanta logo de cara. A recepção, colorida, com letras em alto relevo nas paredes e com almofadas divertidas faz parte da experiência. Da porta principal para dentro, onde acontecem os atendimentos, as cores e equipamento específicos para quem convive com o TEA é que formam a paisagem.

Lá, existem ambientes específicos que simulam um lar para treino de atividades de vida diária, uma sala para desenvolvimento de atividades de interação social e outra para treino e desenvolvimento de habilidades motoras e sensoriais.

As salas de atendimento contam também com portas com vidro espião e infraestrutura de áudio e microfone especiais, de modo que os pais e cuidadores possam acompanhar atendimentos – quando indicado pelos profissionais. Além disso, o equipamento permite aos acompanhantes receber orientação e treino para estímulo do desenvolvimento de competências de seus filhos.

Todo este trabalho realizado no Espaço Imaginamente é realizado por uma equipe interdisciplinar, composta por médica, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudióloga, nutricionista e demais profissionais apoiadores desses tratamentos.

Neste momento, o local realiza atendimentos exclusivamente para clientes Unimed que precisem de tratamento para autismo.

Para mais informações, acesse unimedvtrp.com.br/imaginamente.

Categoria: Imaginamente