Ouvidoria   

Hoje é o dia para se cadastrar como doador de medula

Para participar da campanha da Unimed VTRP basta ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado geral de saúde

17 de novembro de 2009

Marta Bozzetto Capra, 52 anos, tem um compromisso nesta terça-feira (17/11): efetivar sua participação na Campanha Doadores de Medula Óssea, que está sendo promovida pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP). Depois de ter preenchido um pré-cadastro no site da Cooperativa, ela vai comparecer à Casa Unimed (Rua Pinheiro Machado, 550, Centro de Lajeado) das 9h às 12h ou das 13h às 16h, para coleta de uma amostra de 5ml de sangue.

Mas mesmo quem não fez o pré-cadastro, ainda pode participar. Basta ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado geral de saúde. O voluntário deve levar seu documento de identidade e deixar no cadastro o nome e telefone de mais duas pessoas, familiares ou amigos seus. Como o cadastro de doador fica ativo até os 60 anos, esta é uma forma de localizá-lo, caso troque de telefone ou de endereço.

“Vou aproveitar a oportunidade, já que não temos esse serviço de cadastro de doadores no interior do Estado”, observa Marta. Assim como ela, aqueles que se cadastrarem farão parte do banco brasileiro de doadores de medula óssea, chamado de Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Toda vez que algum paciente precisa de um transplante de medula e não tem um familiar compatível, esse banco é consultado. Havendo compatibilidade com algum doador voluntário cadastrado, este é chamado para fazer exames complementares e, posteriormente, a doação. A chance de encontrar uma medula ideal é, em média, de uma em cem mil.

E Marta tem consciência disso: “Me coloco no lugar de algum paciente e seus familiares que estejam sofrendo à espera de um transplante. Quem sabe um dia, eu também possa precisar. Vou me sentir muito feliz de poder participar da campanha e, talvez, ajudar a salvar uma vida”.

Nesta campanha, serão cadastrados 400 doadores voluntários. Para sua realização, o Comitê de Responsabilidade Socioambiental da Cooperativa conta com a parceria do Hemocentro, de Porto Alegre, e do Hemovale, de Lajeado.


Serviço

O que: Campanha Doadores de Medula Óssea

Quem pode participar: Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 55 anos e esteja em bom estado geral de saúde (sem doença infecciosa)

Quando: 17 de novembro, das 9h às 12h e das 13h às 16h

Onde: Rua Pinheiro Machado, 550, Centro de Lajeado (na rua lateral à Unimed, na Casa Unimed)

Informações: pelo telefone 0800 0511166

Categoria: Unimed VTRP