Ouvidoria   

Fórum reforça a busca das cooperativas por um mundo ético e sustentável

Evento da Unimed VTRP foi realizado quinta-feira (1º/07) na Univates

02 de julho de 2010

Mais de uma centena de pessoas – representantes de 25 cooperativas, empresas ou entidades – reuniram-se na tarde de quinta-feira (1º/07), em Lajeado, para discutir ética, sustentabilidade e imagem. Foi durante o IV Fórum de Cooperativismo, promovido pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), no auditório do prédio 7 da Univates, em Lajeado. O evento fez parte das comemorações pelo Dia Mundial do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado de julho.

“São temas muito importantes e atuais. Falar de ética, por exemplo, é fundamental para a afirmação das cooperativas na sociedade consumista de hoje, na qual a cooperação e a solidariedade vivem sufocadas”, comentou um dos participantes, Sighard Hermany, da Ecovale, cooperativa de agricultores familiares ecologistas, de Santa Cruz do Sul.

O evento foi aberto pelo presidente da Unimed VTRP, médico Carlos Antonio da Luz Rech, que salientou a diversidade e a força das cooperativas na região e no Estado. “Somos 780 cooperativas e mais de 1,4 milhão de associados em ramos como agropecuária, consumo, crédito, educação, especial/social, habitação, infraestrutura, mineração, produção, saúde, trabalho, transporte, turismo e lazer”.

Qualidade de vida

Na sequência, o médico moderou a palestra “Gestão sustentável”, ministrada pelo presidente do Sistema Ocergs – Sescoop/RS, Vergílio Frederico Perius. O palestrante contextualizou o cooperativismo na economia nacional, destacando a geração de empregos e arrecadação. Disse que a sustentabilidade já é um tema presente no setor e apresentou resultados de levantamento feito pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). Eles mostram que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – indicador que mensura a qualidade de vida da população – já é superior naqueles municípios onde estão instaladas sedes de cooperativas.

A segunda palestra, “A ética e o cooperativismo”, foi apresentada pelo doutor em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), professor Ernildo Jacob Stein, com moderação do diretor de Gestão Organizacional e de Integração da Federação das Unimeds/RS, médico Jorge Antônio Martines. Conforme Stein, as cooperativas assumem com muito êxito a responsabilidade de gerar bem-estar social às pessoas. E completou: “O cooperativismo surge do lado mais nobre do ser humano: a solidariedade. Portanto, um cooperativismo não-ético é a negação do cooperativismo”.

A programação do fórum foi encerrada pelo presidente e diretor de Estratégia Competitiva da agência de publicidade Competence, João Satt Filho, com a palestra “Construindo a imagem do cooperativismo”, moderada pelo coordenador técnico da Ocergs-Sescoop/RS, Derli Schmidt. Filho comentou que não existe uma linguagem única na propaganda e que cada marca deve dialogar com o público que pretende atingir. Falou sobre a importância de as cooperativas investirem na marca para se tornarem líder no mercado e gerarem maior satisfação aos seus associados. No final de sua explanação, apresentou a construção da imagem da cooperativa de crédito Sicredi nos últimos anos.

 Vergílio Perius, do Sescoop, com o presidente da Unimed VTRP, médico Carlos Rech

 

 O professor Ernildo Jacob Stein falou sobre ética, em palestra moderada pelo médico Martines (ao fundo)

 

 João Satt Filho apresentou case da cooperativa de crédito Sicredi

 
 

 Programação foi acompanhada por mais de uma centena de pessoas

 

Categoria: Unimed VTRP