Ouvidoria

Quero Consulta Unimed: Aplicativo facilita...

Campanha Atitude na Veia aumenta em 23% doações...

Lives: entretenimento e qualidade de vida para a...

FISPQ – O que é e qual sua importância?

No PPRA, a Ficha de Informação de Segurança do Produto Químico, é utilizada como base na análise dos agentes químicos pelos técnicos de segurança da Unimed VTRP

05 de agosto de 2019

A Ficha de Informação de Segurança do Produto Químico (FISPQ), conhecida também em alguns países como MSDS (Material Safety Data Sheet) é um documento que traz informações sobre os produtos químicos (substâncias e misturas) quanto à proteção, à segurança, à saúde e ao meio ambiente, entre outros itens.

No Brasil, a FISPQ é um documento obrigatório para a comercialização de produtos químicos e deve estar disposta conforme norma ABNT-NBR 14725 (dividido em 16 seções para caracterizar o produto e as principais medidas de segurança).

No PPRA, as FISPQs são utilizadas como base na análise dos agentes químicos pelos técnicos de segurança da Unimed VTRP. É imprescindível que a empresa mantenha um arquivo atualizado com todos os insumos químicos que são utilizados no processo de trabalho e/ou manipulados por seus funcionários.

Esse documento tem informações como perigos do produto, compostos químicos do produto, medidas de primeiros socorros, informações sobre seu manuseio e armazenamento, formas de controle de exposição, proteção individual, entre outros.

Um exemplo prático bastante encontrado em empresas clientes é a tinta. A FISPQ desse produto químico traz as seguintes informações: produto inflamável; composição apresenta mistura de pigmentos e solventes; armazenamento em local ventilado e protegido de sol; evitar contato com solo e mananciais em função de contaminação; recomendação de utilização de luvas e máscara com filtro para vapores orgânicos e pré-filtro para pigmentos no manuseio do produto; orientações de primeiros socorros e contato do responsável técnico.

Para um bom trabalho técnico, com foco na prevenção e saúde dos seus funcionários, as empresas devem iniciar a montagem do arquivo das FISPQs de todos os insumos químicos que utilizam, sejam de uso eventual (graxa, spray, água sanitária, etc) ou cotidiano (óleo de corte, querosene de lavagem de peças, tintas e combustíveis, entre outros).

Fique atento! Com estas informações disponíveis, o Saúde Ocupacional da Unimed VTRP terá os dados necessários para o monitoramento do ambiente no PPRA e da saúde ocupacional dos seus funcionários no PCMSO.