Ouvidoria   

Exposição mostra a História da Medicina no Rio Grande do Sul

Destaque ficou por conta de doação de aparelho de ultra-sonografia

09 de abril de 2008

A noite de segunda-feira foi duplamente importante para a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP). A data, que celebra o Dia Mundial da Saúde, marcou também o lançamento da exposição “Retratos da medicina: a história médica no Rio Grande do Sul”, trazida do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MuHM) pela cooperativa.

 

O principal destaque do evento foi a doação de um aparelho de ultra-sonografia francês, utilizado entre as décadas de setenta e noventa. Com voz embargada, o proprietário da peça, cooperado Paulo Luiz Weiss, explicitou a importância do equipamento para o estudo e prática médica: “Para um radiologista, um aparelho deste é o chá da festa. Foi com um aparelho destes que um dos maiores expoentes da Radiologia Brasileira, Dr. Amarino de Oliveira, obteve fotos que ele usou para ilustrar o clássico Ultra-sonografia Abdominal”, exemplifica. 

 

Everton Quevedo, historiador do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MuHM), explica que o acervo da instituição foi composto exclusivamente a partir de doações como a realizada segunda-feira. Para ele, a exposição é uma forma de agradecer às pessoas que contribuíram com o Museu. Além disso, permite perceber a intersecção entre a história da medicina e a evolução da sociedade – os painéis da exposição contam a participação de alguns profissionais no cenário político e literário do estado.

 

Quem visitar a mostra vai encontrar também objetos de diagnose e instrumentos cirúrgicos. A visitação ocorre até 23 de abril. A exposição, promovida pela Unimed VTRP, é aberta à comunidade. Escolas e grupos devem agendar visitas à Casa das Artes Regina Simonis (Rua Marechal Floriano, esquina Júlio de Castilhos) pelo fone 3056.2086. Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Marketing da Unimed VTRP, pelo telefone 3713-8344.

 

Retratos da medicina: a história médica no Rio Grande do Sul

08 a 23 de abril

Casa das Artes Regina Simonis

Segunda à sexta-feira: 9h às 12h
Sábados: 13h30min às 17h30min

 

 

Público lotou abertura da exposição

Dr. Paulo Weiss doou equipamento antigo ao MuHM

 

 

 

Categoria: Unimed VTRP