Ouvidoria   

Ex-ministro palestra sobre cooperativismo em evento da Unimed VTRP

Mais de 200 pessoas prestigiaram a programação

11 de junho de 2012

Roberto Rodrigues foi nomeado embaixador da ONU para o cooperativismo

Cooperados e colaboradores da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) e de outras duas cooperativas da região – Sicredi e Unicred – reuniram-se esta semana para ouvir o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, falar sobre cooperativismo. O evento levou mais de 200 pessoas ao auditório do prédio 7 da Univates, em Lajeado.

O palestrante, que atualmente é coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas e professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), abordou a temática “Cooperativa como modelo de negócio: o cooperado fazendo a diferença”. No final de maio, ele foi nomeado embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU) para o cooperativismo, em razão de seu envolvimento com a causa. Rodrigues já foi presidente da Organização das Cooperativas de São Paulo (Ocesp) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); e depois da Organização Internacional de Cooperativas Agrícolas.

No entender do professor, o cooperativismo é uma doutrina, que visa corrigir o social através do econômico. “Portanto, terá bases fortes a cooperativa que prestar serviços ao seu cooperado para que ele possa avançar tanto social quanto economicamente. Mas também é necessário que o cooperado participe intensamente para que os benefícios sejam coletivos”, completou o palestrante.

Para Rodrigues, no cenário que se desenha o cooperativismo deve se manter como um modelo de sucesso. Explica que a atual conjuntura – com a economia globalizada – é muito semelhante àquela da segunda metade do século 19, durante a Revolução Industrial, quando foram criadas as primeiras cooperativas: de um lado a exclusão social e de outro a concentração de riqueza. São fenômenos que ameaçam a democracia e a paz universal e podem ser contornados pelo cooperativismo, que tem um papel cada vez mais relevante em direção ao bem-estar coletivo.

A palestra foi uma realização da Unimed VTRP, em parceria com o Sicredi Região dos Vales e o Unicred, para marcar o Ano Internacional das Cooperativas, que está sendo comemorado neste ano por declaração da ONU.

Categoria: Unimed VTRP